Proteção Civil de Portimão alerta para condições favoráveis à ocorrência de incêndios

O tempo quente, com temperaturas máximas a poderem atingir «valores entre os 28 e 30 graus» e o vento moderado […]

O tempo quente, com temperaturas máximas a poderem atingir «valores entre os 28 e 30 graus» e o vento moderado a forte, previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até sábado, dia 22 de Abril, fazem com que o Serviço Municipal de Proteção Civil ((SMPC) de Portimão alerte para as «condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais», com o concelho a estar no nível de risco “muito elevado”.

Para hoje, dia 20 de Abril, está, por exemplo, previsto «vento do quadrante leste». «Nas terras altas poderão ocorrer rajadas até 70 quilómetros por hora, situação que poderá estender-se até dia 22, data a partir da qual se prevê um desagravamento do vento», diz o SMPC.

A isto soma-se a «humidade relativa entre 20 a 30%, não se prevendo que exista recuperação noturna».

Posto isto o SMPC « recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção». Além da proibição da realização de queimadas, também há outras imposições como a não realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos ou a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou  confeção de alimentos.

Outras proibições são queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem e a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

No que toca à realização de trabalhos agrícolas e florestais, o SMPC recomenda «manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras», «abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação» e «ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor».

Este serviço da Proteção Civil também sugere que se tome «especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível no site do IPMA, ou através da Linha Proteção 24 (808 282 112)».

Comentários

pub