Portimão comemora 25 de Abril com seis dias de eventos

Os 43 anos do 25 de Abril serão celebrados com teatro, música, exposições e conferências, em Portimão. As comemorações desta […]

Os 43 anos do 25 de Abril serão celebrados com teatro, música, exposições e conferências, em Portimão. As comemorações desta efeméride começam hoje, dia 19 de Abril, e duram até ao dia da Revolução dos Cravos.

Durante seis dias serão promovidas 35 iniciativas que, segundo a câmara, «respiram consciências, liberdade nas ruas, nos equipamentos municipais, no rio, no mar, no campo e com “cores mil” próprias da primavera singular portimonense».

As celebrações da efeméride iniciam-se no dia 19 de Abril, às 18h00, com a conferência “A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: O Caso de Portimão” por Maria João Raminhos Duarte, onde serão levantadas questões de como se integrou o Algarve nos preparativos revolucionários em Portimão e como foram vividos esses momentos.

No dia 20 de Abril, às 21h30, realiza-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o Recital “José Afonso – in memoriam” por Afonso Dias, em homenagem ao poeta, compositor e cantor.

No dia 21, o espetáculo “Portugal Não é Um País Pequeno” de André Amálio, reflete sobre a ditadura e a presença portuguesa em África, através dos testemunhos de antigos colonos portugueses. Às 14h30 há uma sessão dedicada ao público escolar e às 21h30 novo espetáculo para o público em geral.

No mesmo dia, às 18h00, o Auditório do Museu de Portimão será palco da conferência “Bíblia, História e Filosofia” por Frederico Lourenço, em colaboração com o Grupo de Filosofia da Escola Manuel Teixeira Gomes.

O dia termina com com o Ciclo de Conferências “Histórias com História”, às 21h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, com os convidados João Soares e Horácio Vale César.

No dia 22, volta a realizar-se o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em Motonáutica, que irá decorrer nos dias 22 e 23 de Abril, das 10h00 às 16h30 no estuário do Rio Arade. No mesmo dia, alunos do 1º  ciclo participam no Concurso de “Momentos de Leitura”, às 09h30, com a colaboração do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares.

Ainda no dia 22, das 14h30 às 22h30 e no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a história marca encontro com a iniciativa “Um dia e uma Noite na Pré-História” junto do Centro Interpretativo e Monumentos Megalíticos de Alcalar, com entrada livre.

No dia 24 de Abril, às 17h30, é inaugurada na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a exposição “Abril Cores Mil”, onde decorre a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2017. A imagem vencedora foi desenhada por Joana Duarte, aluna da Escola Básica e Secundária da Bemposta.

Às 21h30 de dia 24, o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão acolhe o concerto “Liberdade”, com atuações de Gato Malvado Ensemble, Filipa Sousa e do Grupo Coral da Casa do Alentejo de Albufeira.

No dia 25 de Abril, às 9h00, na Praça 1º de Maio, a Revolução dos Cravos será evocada com uma cerimónia que integra o Hastear da Bandeira e a interpretação do Hino Nacional pela Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, seguidos por uma arruada e largada de pombos.

Às 10h00 tem início a XIII Corrida da Liberdade, onde são esperados centenas de participantes, que parte da Zona Ribeirinha de Portimão, junto ao coreto.

Às 10h15 decorrer a Sessão Solene de comemoração do 25 de Abril, seguindo-se, às 15h00, uma cerimónia de descerramento da placa de identificação da Escola Básica 2, 3 José Sobral, na Mexilhoeira Grande.

A festa termina o lançamento do Livro “Palavras de Liberdade: Coletânea de Poetas de Portimão”, que junta contributos de 25 autores e quatro ilustradores, às 18h00, no Grande Auditório do TEMPO.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Comentários

pub