Percurso refaz passos de Ramos Rosa por Faro numa “Primavera Literária”

O percurso literário António Ramos Rosa, num trajeto em que vão ser refeitos os passos do poeta por Faro, este […]

O percurso literário António Ramos Rosa, num trajeto em que vão ser refeitos os passos do poeta por Faro, este sábado, dia 22 de Abril, às 15h00, ou uma sessão de poetry slam (choque poético), no dia 21 (sexta-feira), às 23h00, na cafetaria do Teatro das Figuras, são propostas da primeira edição da “Primavera Literária”, a realizar-se de 21 a 23 de Abril, em Faro.

Este percurso literário será guiado por alguns convidados que conheceram Ramos Rosa, a quem é dedicada esta “Primavera Literária”, e que com ele conviveram, como o poeta, crítico literário e encenador Gastão Cruz.

Também estará presente o historiador Teodemiro Neto para falar da importância do Café Aliança enquanto espaço de tertúlia e de intervenção social e política durante o tempo de António Ramos Rosa. O percurso contará com momentos de poesia e com uma performance alusiva à vida do poeta farense, que faleceu em 2013.

A última estação do percurso estará instalada na Biblioteca Municipal, onde se encontrará patente uma mostra bibliográfica com algum espólio e fotografias de Ramos Rosa.

O momento contará com as presenças de Pedro Ferré, vice-reitor da Universidade do Algarve, e de Augusto Miranda, antigo vereador na Câmara de Faro, que darão a conhecer alguns detalhes da atribuição do Grau Honoris Causa pela Universidade do Algarve a Ramos Rosa, em 2003, e do processo de atribuição do nome do poeta para patrono da Biblioteca Municipal de Faro.

Já a sessão de poetry slam é dinamizada por membros da Plataforma PortugalSlam e cada participante deve dizer poemas de sua autoria, que estarão a concurso.

“Primavera Literária” termina no dia 23, às 17h00, com uma tertúlia, que contará com a moderação de Pedro Mexia e a participação de João Minhoto Marques, professor de Literatura Portuguesa Contemporânea na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, que apresentará a obra de António Ramos Rosa e do poeta Gastão Cruz, no auditório da Biblioteca António Ramos Rosa.

Após um recital de poesia do ator Pedro Lamares realiza-se um beberete para assinalar o 16º aniversário da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa.

Este evento faz parte do programa 365 Algarve.

Comentários

pub