Palestra e concerto encerram “Tavira, Património e Artes”

Uma palestra sobre “A Casa da Misericórdia de Tavira e a arquitetura promovida pelas Misericórdias no século XVI” e um […]

Uma palestra sobre “A Casa da Misericórdia de Tavira e a arquitetura promovida pelas Misericórdias no século XVI” e um concerto de “Música coral portuguesa: polifonia e século XVIII”, vão marcar o fim do programa “Tavira, Património e Artes”, este sábado, dia 22, na Igreja da Misericórdia. A palestra está marcada para as 10h30 e o concerto realiza-se à noite, às 22h30.

Orientada por Joana Balsa de Pinho, historiadora da Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa, a palestra centra-se nas Confrarias da Misericórdia, instituídas para cumprir as obras de Misericórdia, como promotoras de diferentes manifestações patrimoniais, «com características próprias que se relacionam, com a sua natureza assistencial, as suas devoções e dinâmicas quotidianas confraternais», segundo a Câmara de Tavira.

«A Casa da Misericórdia de Tavira é, assim, um exemplo de uma arquitetura construída de raiz com uma finalidade assistencial, relevante durante a Idade Moderna em Portugal. Em foco estarão as características arquitetónicas e artísticas desta Casa no âmbito da arquitetura promovida pelas Misericórdias», acrescenta.

Quanto ao concerto da Filomúsica Enselmble terá peças do barroco português com o alinhamento:  Tristis est anima mea – D. Pedro de Cristo, Regina Caeli – D. Pedro de Cristo, Ay mi Dios – D. Pedro de Cristo, Angelis suis mandavit de te – Frei Manuel Cardoso, Regina Caeli Laetare – João Rodrigues Esteves, Credo da “Missa em sol Maior” – Carlos Seixas (Patrem Omnipotentem; Et incarnatus est; Crucifixus; Et ressurrexit; Et vitam venturi), Septenário de Nossa Senhora das Dores – José Joaquim dos Santos, Invitatório (Dolores Gloriosa; Veni Sancte Spiritus; Recordare; Ave Maria; Gloria), Ladainha (Kyrie; Sancta Dei Genitrix; Refiggium Peccatorum; Regina Angelorum), e Agnus Dei, Te Deum – Marcos Portugal (Te Deum; Judex crederis esse venturis; Aeterna fac cum sanctis tuis; Fiat misericordia tua Domine; In te Domine speravi).

O “Tavira, Património e Artes” foi um programa da Câmara de Tavira que contou com o apoio do 365 Algarve, das paróquias de Tavira, da Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Comentários

pub