Odemira quer acolher novas startups no seu Ninho de Empresas

A Câmara de Odemira está disponível para acolher no seu Ninho de Empresas projetos em fase de pré-startup e de […]

Oficina do empreendedor

A Câmara de Odemira está disponível para acolher no seu Ninho de Empresas projetos em fase de pré-startup e de startup. A iniciativa insere-se no Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego e pretende estimular a inovação, o espírito empreendedor e a capacidade criativa.

A autarquia explica que são disponibilizados «às jovens empresas e projetos um conjunto de gabinetes e serviços, contribuindo para a inserção num ambiente empresarial adequado, bem como proporcionando as condições necessárias ao sucesso na fase inicial de atividade».

Podem candidatar-se a estes espaços empresas ou empresários em nome individual constituídos há menos de um ano (ou em fase pré start-up), empreendedores que tenham uma ideia de negócio ou projeto inovador com potencial empresarial, ou identificados pelo OPECO – Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira, jovens entre os 18 e os 35 anos promotores de ideias empreendedoras e criativas, premiadas pelo Prémio Espírito Empreendedor, e empresas Spin-off, com o objetivo de explorar novos produtos ou serviços de base tecnológica ou inovadora, em parceria com universidades ou empresas.

As instalações cedidas podem ser em Incubadora Tradicional (para empresas que necessitam de espaço físico), Incubadora Nómada (em modelo co-working) ou Incubadora Virtual (para empresas que não necessitam um espaço físico, permitindo ter a sua sede fiscal e outros serviços de suporte).

Na Incubadora Tradicional são disponibilizadas instalações na Oficina do Empreendedor, ou em outros espaços municipais.

No último ano foram incubadas quatro empresas, tendo o Município de Odemira «disponíveis diversos espaços para acolher novas iniciativas empresariais», conclui a autarquia.

Comentários

pub