Noite na pré-história em Alcalar vai ajudar a «ler e entender o céu»

Uma observação de estrelas para «ajudar os visitantes a ler e entender o céu» e animação dos grupos de teatro […]

Uma observação de estrelas para «ajudar os visitantes a ler e entender o céu» e animação dos grupos de teatro e de música da Escola da Bemposta, a recriar cenas e músicas baseadas nos tempos milenares, são algumas das propostas da iniciativa “Um dia e uma noite na Pré-História”, integrada no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a realizar-se no sábado, 22 de Abril, das 14h30 às 22h30, no Centro Interpretativo e Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão.

Já durante a tarde, os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano destas populações pré-históricas, «através de uma grande diversidade de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem», explica a Câmara de Portimão.

Este ano, nas atividades promovidas pela equipa do Museu de Portimão, com o apoio do Grupo dos Amigos do Museu, entre outros voluntários, haverá duas novidades: uma oficina de gravura com base nos padrões gráficos das placas de xisto, bem como um novo ateliê, exemplificando processos de fundição do cobre.

A arqueologia experimental volta, também, a marcar a oferta desta iniciativa, com um conjunto de propostas que permitirão ao visitante participar e assistir à preparação dos alimentos, desde o “desmanchar” de um porco, ao aproveitamento de toda a sua carne e ossos, até à sua confeção, na fogueira. E até se poderá degustar a carne.

O berbigão, amêijoa e o peixe fazem também parte da ementa que os mais curiosos poderão provar. Sem fósforos nem facas, a equipa, especializada neste tipo de experimentação, vai fazer o fogo e preparar os alimentos, como se recuássemos 5000 anos, utilizando os instrumentos de pedra.

O visitante vai ficar ainda a conhecer as práticas do talhe de líticos e outros materiais, que «possivelmente seriam usadas no fabrico das ferramentas, machados, pontas de setas, enxós e flechas, entre outros», conta a Câmara de Portimão.

«Será um dia de experiências fundamentadas pelos estudos já realizados sobre o território Alcalarense e os trabalhos desenvolvidos por parte de investigadores das universidades de Estugarda, Córdoba e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa», acrescenta.

Esta edição contará, ainda, com a participação do Centro de Ciência do Lousal, que irá organizar atividades que permitem explicar de forma científica, pedagógica e lúdica os recursos mineiros explorados pela comunidade pré-histórica de Alcalar.

«O programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios conta com um significativo apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão ao programa DiVaM, da Direção Regional da Cultura do Algarve, e com a ajuda de um grupo de voluntários, que habitualmente colaboram com a equipa do Museu e contribuem para dinamizar as atividades», diz a autarquia portimonense.

Iniciativas deste género têm vindo a ser desenvolvidas desde 2006 pelo Museu de Portimão. Mais informações podem ser solicitadas através dos telefone 282 405 230/ 282 471 410 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

pub