Mãe Soberana “volta a casa” no dia 30 de Abril

A festa grande da Mãe Soberana realiza-se no dia 30 de Abril, em Loulé, onde são esperados «milhares de visitantes, […]

A festa grande da Mãe Soberana realiza-se no dia 30 de Abril, em Loulé, onde são esperados «milhares de visitantes, entre fiéis ou interessados nesta manifestação cultural e religiosa (a maior a Sul de Fátima».

Nos dias que antecedem este momento, de 27 a 29 de Abril, a Igreja de São Francisco, onde está, por estes dias, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, após a Festa Pequena, no Domingo de Páscoa, recebe o Tríduo, que terá como tema “Maria, Mãe do Evangelho do Amor”, com a participação do pregador D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda.

Já no sábado, dia 29, haverá missa às 10h00, 18h00 e 21h00.

O programa de celebrações não se limita a iniciativas religiosas pelo que, a partir das 16h00, no dia 29, no Largo São Francisco, realiza-se a 1ª edição do Grande Prémio da Mãe Soberana, uma prova de marcha e corrida para todos os escalões, promovida pelo CDQ – Centro Desportivo de Quarteira, com o apoio da Câmara de Loulé.

À mesma hora, na Igreja de São Francisco, os jovens da Banda Filarmónica Artistas de Minerva vão dar um concerto. Por outro lado, às 22h00, o Clube Hípico de Loulé homenageia a Nossa Senhora da Piedade, no tradicional desfile a cavalo.

Até 27 de Maio está ainda patente ao público, no Convento de Santo António, a exposição fotográfica “Mãe Soberana: A Força do Amor”, com imagens dos fotógrafos Fernando Correia Mendes, Luís Henrique da Cruz e Vasco Célio. A curadoria é de João Romero Chagas Aleixo.

Para o domingo, dia 30 de Abril, «estão guardadas as grandes emoções desta festa», segundo a Câmara de Loulé. A partir das 10h00 é celebrada, no Largo de S. Francisco, uma missa.

A imagem de Nossa Senhora da Piedade sai, depois, em procissão para o Largo do Monumento ao engenheiro Duarte Pacheco, acompanhada pela Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Aljustrelense. É aqui que, às 12h00, será celebrada uma eucaristia, seguida de um tempo de louvor e saudação à padroeira.

Às 16h00, D, Manuel Quintas, bispo do Algarve, preside à missa campal junto ao monumento, com consagração a Nossa Senhora da Piedade. Tem, depois, início a procissão que percorrerá as principais ruas da cidade, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Já às 18h00 será hora do encerramento da procissão litúrgica no Largo de S. Francisco, seguindo-se a subida para o Santuário, o ponto alto da festa.

Os oito homens do andor sobem, em passo de corrida, o cerro, ajudados pelo «calor da fé» dos fiéis, e com a música da Banda, até ao Santuário.

Comentários

pub