Livro “Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado” é apresentado em Albufeira

O livro “Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado”, uma adaptação para crianças de um romance de cavalaria dos finais do […]

O livro “Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado”, uma adaptação para crianças de um romance de cavalaria dos finais do século XV, início do século XVI, da autoria de Helena Lourenço, com ilustração de Luís Peres, é apresentado esta sexta-feira, dia 21 de Abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.

Esta obra, editada pela Chiado, é «uma adaptação para crianças do romance de cavalaria atribuído a Garcia Rodriguez de Montalvo, baseado nas leituras realizadas por Helena Lourenço dos textos de Montalvo e Lopes Vieira», conta a Câmara de Albufeira.

«O livro nasce do profundo interesse e admiração da investigadora acerca do texto original e tem por objetivo dar a conhecer aos mais pequeninos uma obra de referência da literatura que contou com várias recriações ao longo dos tempos», acrescenta.

Helena Filipa Silva Lourenço é professora do 3º ciclo e do Ensino Secundário. Nasceu em Portimão, em 1980, é licenciada em ensino de Português e Francês e investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

É ainda coautora do projeto Fotoliterando, uma iniciativa que associa a escrita à fotografia com o intuito de criar histórias, cujos trabalhos se encontram editados em livro.

Luís Peres também é natural de Portimão, dedicando-se à ilustração desde 1993. Fez parte da equipa que produziu o primeiro videogame para computador criado profissionalmente em Portugal (o GAMBYS), tendo trabalhado no design, ilustração e na produção de animações para o projeto entre 1993 e 1995.

«Durante vários anos alternou entre a ilustração e o design de software. Entre posters, ilustrações para revistas, capas e produtos variados, é autor de muitas ilustrações para vários jogos de tabuleiro no mercado português e também de livros infantis, escolares ou educativos, trabalhando para Portugal e para o estrangeiro em regime freelancer», diz a Câmara de Albufeira.

O autor publicou há pouco tempo um livro ilustrado sobre a história de Portimão e atualmente trabalha em mais um projeto para livros escolares. É autor do projeto I Create Worlds.

Comentários

pub