Lagos mergulha na história com mais um Festival dos Descobrimentos

O XI Festival dos Descobrimentos decorre entre os dias 27 de Abril e 1 de Maio, em Lagos, e promete […]

O XI Festival dos Descobrimentos decorre entre os dias 27 de Abril e 1 de Maio, em Lagos, e promete animação, cortejos, conferências e visitas comentadas.

Este ano, o tema do festival é “Encontro de Culturas na Costa Ocidental Africana”. Ao contrário das edições anteriores, que estiveram sempre ligadas a personalidades concretas da história portuguesa, a temática deste ano é «mais abrangente», segundo a Câmara Municipal, o que «permite abordagens mais genéricas sobre a mentalidade dos portugueses do século XV».

O festival aborda as questões da economia, da escravatura e dos confrontos no norte de África, que influenciaram o rumo do país na época dos Descobrimentos.

O certame arranca na quinta-feira, dia 27 de Abril, com uma Conferência Inaugural, a decorrer às 15h00 no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, onde serão apresentadas palestras com oradores de diferentes universidades do país.

Na sexta, dia 28, realiza-se, entre outros, o Cortejo Histórico, dedicado ao tema “A Passagem do Cabo Bojador – O alargamento do horizonte mental”. O cortejo contará com a participação generalizada da comunidade escolar e dos agrupamentos, das associações e instituições locais, como é hábito.

No sábado, dia 29, o tema será a “Economia – Os Produtos chegados de Além-Mar”, enquanto o domingo terá como mote “A Europa e a Escravatura”. Por último, o dia 1 de Maio será dedicado ao tema “As Guerras do Norte de África – Confrontos com Muçulmanos e Outros Gentios”.

Ponto alto do Festival é a Feira Quinhentista, que este ano tem vários polos de animação, nomeadamente a Praça do Infante e Jardim da Constituição, a Caravela Boa Esperança, o Forte Ponta da Bandeira, o Núcleo Museológico Rota da Escravatura – Mercado de Escravos, Rua Portas de Portugal e a Praça Gil Eanes.

Estão também previstas várias iniciativas nas áreas da dança, música, workshops, recriações históricas, demonstrações bélicas e visitas comentadas.

Também muitos estabelecimentos comerciais e de restauração e bebidas associam-se à recriação de um ambiente medieval, personalizando, durante o período da feira, a sua oferta de produtos e serviços disponibilizados ao cliente.

A Câmara Municipal de Lagos, que organiza o Festival dos Descobrimentos, anuncia ainda que «o programa detalhado será divulgado em breve».

Comentários

pub