Investigadora da Universidade do Algarve na área do cancro premiada com bolsa Terry Fox

Bibiana Ferreira, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, foi premiada com a bolsa Terry […]

Bibiana Ferreira, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, foi premiada com a bolsa Terry Fox, devido ao projeto “Characterizing the clinical relevance and the mechanism underlying TRIB2-mediated drug resistance to MEK inhibitiors in the context of melanoma“.

Este projeto «visa estudar o papel da proteína TRIB2 no contexto do melanoma, um dos mais agressivos cancros de pele», adianta a UAlg.

O trabalho da investigadora, selecionado para financiamento pela Liga Portuguesa contra o Cancro, pretende explorar, «entre outros aspetos, a questão da resistência aos tratamentos, um dos principais motivos de insucesso no tratamento de doentes que padecem desta doença».

Através do programa Terry Fox, a Liga Portuguesa contra o Cancro visa «oferecer apoio à investigação de ponta na área do cancro, estimulando, assim, uma mais rápida e eficiente apresentação de resultados que possam contribuir para importantes descobertas no âmbito do estudo da doença», explica a UAlg.

Segundo a academia algarvia, o Centro de Investigação em Biomedicina continua a apostar na investigação na linha do cancro, onde, só nos últimos quatros anos, já foram distinguidos seis dos seus investigadores, entre os quais: Wolfgang Link, Ana Teresa Maia, Nuno Rodrigues dos Santos, Ana Luísa Martins Ferreira, Pedro Castelo-Branco e, mais recentemente, Bibiana Ferreira.

Comentários

pub