Hotel de Castro Marim teve um pequeno-almoço “à Baixo-Guadiana”

Um sumo de laranja natural, o «pão mais tradicional», uma fatia de queijo, uns «apetitosos morangos» e uma «mão cheia […]

Um sumo de laranja natural, o «pão mais tradicional», uma fatia de queijo, uns «apetitosos morangos» e uma «mão cheia de amêndoas torradas» foram algumas das iguarias do pequeno-almoço “à Baixo Guadiana”, promovido pela associação Odiana, realizado no dia 15 de Abril, no Praia Verde Boutique Hotel, em Castro Marim.

Para a iniciativa foram reunidos produtos do Baixo Guadiana, numa ação que pretendeu «levar os produtos das áreas da baixa densidade até aos hotéis do litoral», diz a Odiana.

A finalidade foi, assim, «estreitar uma relação comercial para que os hotéis do território passem a usar/comprar produtos agroalimentares do Baixo Guadiana».

Esta iniciativa foi a primeira de um conjunto de quatro degustações a lançar no território «e que surpreendeu os hóspedes com um pequeno-almoço fora do habitual, com muita diversidade e iguarias genuínas», acrescenta a Odiana.

Até porque também houve uma «deliciosa torta de alfarroba e mel e uns saborosos biscoitos de limão acompanhados com compotas várias, desde figo, maçã e canela, abóbora e amêndoa e alfarroba com laranja.

«Falta, ainda, o mel, não só com o habitual mel de laranjeira e/ou rosmaninho, mas também os invejáveis favos. A inovadora manteiga de alfarroba e amêndoa, umas trufas com chocolate e amêndoa, ou ainda figo doce, em calda de gengibre, ou seco com funcho. A finalizar, mas a sugerir que o almoço está próximo, o que de melhor senão paio do lombo, presunto e chouriço de porco ibérico?», diz a Odiana.

A proposta gastronómica reuniu 140 pessoas, a lotação quase total do Praia Verde Boutique Hotel, com turistas de várias nacionalidades e que contou com a colaboração do estabelecimento hoteleiro envolvido.

«Claro que indiretamente a grande mais valia é que os próprios turistas passam a conhecer os produtos e a poder adquiri-los», diz Valter Matias, diretor da associação Odiana.

«A meta é cimentar relações entre hoteleiros e os produtores para que os produtos sejam consumidos nos espaços de hotelaria e restauração», acrescenta, relembrando que grande parte dos hotéis desconhece por vezes a vasta diversidade de produtos agroalimentares existente no Baixo Guadiana.

Esta iniciativa acontece com o selo da Odiana e surge no seguimento das aprovações da Odiana no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), do CRESC Algarve 2020, nomeadamente o “Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)” -Internacionalização e o Choose our Food – Qualificação, cofinanciados pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

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