Há uma vacina destinada a menores de um ano em falta no Algarve

A vacina tetravalente bacteriana (DTP+Hib), que deve ser tomada por crianças com menos de um ano, está em falta no […]

Crédito Depositphotos

A vacina tetravalente bacteriana (DTP+Hib), que deve ser tomada por crianças com menos de um ano, está em falta no Algarve. O deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte veio a público denunciar esta falha, no seguimento de «inúmeras queixas de utentes» sobre a falta desta vacina que protege contra a difteria, o tétano, a tosse convulsa e a meningite.

Contactada pelo Sul Informação, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve diz que a compra desta vacina é feita a nível central pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e que está neste momento a decorrer um procedimento de aquisição que «deverá estar concluído no final desta semana».

«Assim, o fornecimento deverá estar completamente assegurado no início da próxima semana, com a respetiva distribuição pelas unidades de saúde da região», assegurou a mesma entidade.

Na nota que enviou às redações, o parlamentar social-democrata garantiu que as queixas lhe chegam «há várias semanas» e pede ao Governo «que garanta a reposição dos stocks, de modo a dar resposta às necessidades que se verificam».

«Esta situação é motivo de angústia e receio por parte de muitos pais, os quais constatam que não há previsão para a solução do problema quando se dirigem aos Centros de Saúde, pelo que urge corrigir prontamente», acrescentou Cristóvão Norte.

A ARS do Algarve garantiu, por seu lado, que «as crianças que eventualmente não tenham ainda sido vacinadas serão contactadas pela respetiva unidade de saúde quando for regularizado o fornecimento».

«Os cuidadores poderão sempre contactar a sua unidade de saúde para obter mais informação», disse.

A vacina tetravalente bacteriana (DTP+Hib) é «obrigatória para menores de um ano em diversos países e recomendada pela Organização Mundial de Saúde» e deve ser ministrada «entre os dois e os 4 meses», segundo Cristóvão Norte.

Comentários

pub