Há uma nova praia com Bandeira Azul na região, mas Algarve mantém o recorde com 88 praias

O Algarve continua a ser, em 2017, a região do país com mais praias galardoadas com a bandeira azul, com […]

O Algarve continua a ser, em 2017, a região do país com mais praias galardoadas com a bandeira azul, com 88 no total. Há uma nova praia a entrar na lista e outra a sair, curiosamente ambas no concelho de Lagoa: entre Vale Centeanes, sai o Pintadinho.

De resto, como vem sendo hábito, Albufeira é o concelho do país com mais praias galardoadas, num total de 24, seguida, na região, de Vila do Bispo, com 11, e Loulé, com 10 (veja a lista completa abaixo).

No Algarve, foram ainda galardoadas as quatro marinas – Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura.

Em todo o país, incluindo Açores e Madeira, a Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 320 praias, mais seis atribuições do que em 2016. Das 320 praias, localizadas em 83 concelhos, 292 são praias costeiras e 28 praias fluviais.

No Norte recebem o galardão 70 (mais uma do que em 2016) praias, no centro 36 (mais quatro do que em 2016), na região do Tejo 48 (-4), no Alentejo 31 (+4), no Algarve 88 (igual número do que no ano passado), nos Açores 34 (o mesmo número do que em 2016) e na Madeira 13 (+1).

José Archer, presidente Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), salientou hoje, durante a apresentação, em Lisboa, das distinções de 2017, que, mais uma vez, o Algarve tem o maior número de praias com Bandeira Azul e que a região Centro se tem afirmado como a zona em que existe maior número de praias fluviais galardoadas.

Em relação a 2016 há 14 novas praias, reentraram para a lista cinco praias e saíram 13.

Recebem pela primeira vez a Bandeira Azul as praias de Secarias, Senhora da Graça, Bico, Vimieiro e Lapa dos Dinheiros, na zona Centro, de Agroal e Porto Novo na região do Tejo, a praia de Monsaraz, Malhão, Alteirinhos e Santa Clara no Alentejo e as de Castelo Branco, Portinho do Faial da Terra e Poço dos Frades nos Açores.

Voltam a receber o galardão as praias de Angeiras Sul, no Norte, Praia Nova, no Tejo, Vale de Centeanes, no Algarve, Prainha de Água D’Alto, nos Açores, e Areeiro, na Madeira.

Perderam a Bandeira Azul as praias de Louçainha, no Centro, Avencas, Carcavelos, Guincho, Moitas, Parede, São Pedro do Estoril e Tamariz, no concelho de Cascais, no Tejo, Pintadinho, no Algarve, Almoxarife, Cais do Pico, Silveira e Furna de Santo António, nos Açores.

O primeiro autarca algarvio a reagir à divulgação da lista das Bandeiras Azuis foi António Pina, presidente da Câmara de Olhão. «Como autarca e como olhanense, não poderia deixar de estar extremamente satisfeito por poder ver hasteadas estas bandeiras mais uma vez em todas as praias do concelho. Esta é a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito em termos de preservação da qualidade ambiental nos nossos espaços balneares; esta é, e continuará a ser nos anos vindouros, uma prioridade constante para este Executivo», salientou António Pina.

Os números hoje divulgados indicam que mais de metade (55%) das praias nacionais aptas para banhos vão este ano erguer a bandeira azul, o que coloca Portugal no 1º lugar do pódio europeu, apesar de estar em quinto quanto ao número total de praias galardoadas, atrás de Espanha (578), Grécia (486), França (390), Itália (342).

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.

 

Lista de Praias galardoadas com a Bandeira Azul em 2017

ALBUFEIRA (23)
Alemães
Arrifes
Aveiros
Belharucas
Castelo
Evaristo
Falésia/Açoteias
Falésia/Alfamar
Galé Leste
Galé Oeste
Inatel
Manuel Lourenço
Maria Luísa
Olhos d’Água
Oura
Oura-Leste
Peneco
Pescadores
Rocha Baixinha
Rocha Baixinha/Nascente
Rocha Baixinha/Poente
S.Rafael
Salgados
Santa Eulália

VILA DO BISPO (11)
Almádena/Cabanas Velhas
Beliche
Burgau
Castelejo
Cordoama
Ingrina
Mareta
Martinhal
Salema
Tonel
Zavial

LOULÉ (10)
Almargem
Ancão
Forte Novo
Garrão Nascente
Garrão Poente
Loulé Velho
Quarteira
Quinta do Lago
Vale do Lobo
Vilamoura

LAGOA (6)
Caneiros
Carvoeiro
Ferragudo/Praia Grande
Senhora da Rocha
Vale Centeanes (nova/reentra na lista)
Vale de Olival

LAGOS (6)
Batata
Camilo
D.Ana
Luz
Porto de Mós
Meia Praia

PORTIMÃO (5)
Alvor Nascente/Três Irmãos
Alvor Poente
Rocha
Três Castelos
Vau

ALJEZUR (4)
Amoreira-Mar (nova)
Arrifana
Monte Clérigo
Odeceixe-Mar

FARO (4)
Barreta
Culatra-Mar
Faro-Mar
Ilha do Farol-Mar

TAVIRA (4)
Barril
Cabanas-Mar
Ilha de Tavira-Mar
Terra Estreita

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (4)
Lota
Manta Rota
Monte Gordo
Santo António

OLHÃO (4)
Armona Mar
Armona Ria (nova)
Fuseta Mar
Fuseta Ria

CASTRO MARIM (3)
Alagoa/Altura
Cabeço
Praia Verde

SILVES (2)
Armação de Pêra
Praia Grande Poente

Comentários

pub