Freguesia de Montenegro pede intervenção da GNR para acabar com estacionamento abusivo junto ao Aeroporto

O presidente da Junta de Freguesia de Montenegro (Faro) pediu hoje a intervenção da GNR para acabar com o estacionamento […]

O presidente da Junta de Freguesia de Montenegro (Faro) pediu hoje a intervenção da GNR para acabar com o estacionamento abusivo de automóveis ligados ao movimento do Aeroporto.

De acordo com Steven Sousa Piedade, trata-se de um problema que se regista «ano após ano e que tem vindo a agravar-se, especialmente durante os meses de Verão, quando se verifica um aumento substancial do número de viaturas de aluguer que ocupam indiscriminadamente estradas e ruas, pondo em causa a segurança dos cidadãos e a imagem da freguesia».

«É uma situação insustentável, que tem provocado sérios transtornos a quem reside e trabalha em Montenegro, verificando-se mesmo, com frequência, vários atos de vandalismo contra as viaturas que ocupam irregularmente as vias e os espaços públicos», alerta o autarca.

Numa exposição enviada ao Comandante Territorial da GNR, o presidente da JF manifesta a sua «preocupação e indignação» face a uma situação que se repete todos os dias, com especial incidência nas zonas junto ao Aeroporto Internacional de Faro, «onde chegam a ser abandonadas dezenas de viaturas durante semanas sucessivas».

«O facto de as bolsas de estacionamento do aeroporto serem taxadas leva a que, tanto os condutores particulares, como as próprias empresas de rent-a-car e de transferes, estacionem nas bermas e em qualquer espaço irregular que se encontre livre», observa Steven Sousa Piedade, para realçar que, além das infrações ao código da estrada, esta situação «representa um sério risco para a segurança rodoviária e um total desrespeito pela ordem pública».

Por isso, na carta enviada hoje ao Comandante Territorial de Faro da GNR, o autarca solicita um «reforço da fiscalização, de forma a punir e erradicar as infrações registadas diariamente nesta Freguesia», tendo reiterado a sua disponibilidade para, em conjunto com as autoridades, solucionar um flagelo que «prejudica fortemente as populações de Montenegro».

Além do reforço do policiamento no território, Steven Piedade pediu ainda ao Comandante da GNR de Faro a implementação urgente de fiscalização nos espaços abrangidos pelo novo Regulamento de Estacionamento do Vale das Almas, também na freguesia de Montenegro.

«Não podemos permitir que este flagelo progrida sem qualquer punição para os infratores e com consequências cada vez mais graves para quem reside e trabalha na Freguesia», sublinha o autarca, que pondera levar o assunto ao Ministério da Administração Interna, caso não se verifique a resolução do problema, já que, «devido à aproximação das férias da Páscoa e do início do período de verão, o problema ameaça atingir maiores proporções nos próximos dias».

Comentários

pub