Espetáculo “AliBaBach” junta bebés e pais no Cine-Teatro Louletano

O espetáculo para bebés “AliBaBach”, pela Companhia de Música Teatral, vai subir ao palco do Cine-Teatro Louletano, em dose dupla, […]

O espetáculo para bebés “AliBaBach”, pela Companhia de Música Teatral, vai subir ao palco do Cine-Teatro Louletano, em dose dupla, no dia 7 de Maio, um domingo. As sessões, dirigidas a crianças até aos 24 meses e aos seus pais, estão agendadas para as 11h00 e 16h00.

A vinda deste «inovador espetáculo» até Loulé, onde terá a sua estreia absoluta no Algarve, acontece no âmbito da parceria estratégica celebrada em 2017 entre o Cine-Teatro Louletano e a Companhia de Música Teatral (CMT), que, segundo a Câmara de Loulé, «se centra na arte para a infância».

Em Fevereiro, o grupo teatral promoveu uma palestra e em Março proporcionou formação transitiva. «Chega agora a vez de apresentar uma das propostas performativas mais reconhecidas da Companhia», segundo a autarquia louletana.

“AliBaBach”, «um espetáculo para pais e bebés que explora o universo de J.S. Bach como elemento de mediação para a comunicação musical entre adultos e crianças muito pequenas».

«Fundamenta-se na vasta experiência da CMT em projetos com ou para bebés, como Bebé Babá, Bebé PlimPlim ou Andakibébé, em que se expõem os bebés a estímulos musicais ricos e contrastantes, e a elementos basilares da construção do discurso musical e da sua compreensão (como padrões melódicos e rítmicos), e em que se promovem interações e a comunicação entre pais e bebés através de jogos baseados em elementos musicais», acrescentou a Câmara de Loulé.

A autarquia disse, ainda que a peça que estará no Cine-Teatro Louletano no dia 7 de Maio «foi construído a partir das Variações Goldberg, num exercício livre em que elementos de cada uma das variações deram origem a novos quadros que conjugam música, dança e teatro».

«Atravessa uma variedade de caraterísticas musicais contrastantes (pulsações, tonalidades), radicada na voz dos dois intérpretes (abordada com plasticidade e com referências claras a várias influências da música vocal erudita e étnica), com a intervenção pontual de instrumentos de brincar», explicou.

Quem estiver presente numa das duas sessões, que têm lotação limitada e requerem inscrição prévia, poderá contar com um espetáculo que «alterna momentos de energia e outros de grande interioridade com um humor delicado e subtil, num registo íntimo e poético, de grande proximidade e interatividade com o público».
As entradas no espetáculo custam 3 euros por bebé (os pais não pagam). As inscrições devem ser feitas através do telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou do email [email protected].

Comentários

pub