“Dizer o indizível para quê?” é tema de debate da Acesso Cultura em Lisboa, Porto, Évora e Portimão

“Dizer o indizível para quê?” é tema de debate que a Acesso Cultura promove em simultâneo em Lisboa, Porto, Évora […]

“Dizer o indizível para quê?” é tema de debate que a Acesso Cultura promove em simultâneo em Lisboa, Porto, Évora e Portimão, no próximo dia 18 de Abril, às 18h30.

No Algarve, o debate está marcado para o Museu de Portimão e tem como mote o tema do Dia Internacional dos Museus deste ano, celebrado um mês depois, a 18 de Maio, que é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Os convidados são Emanuel Sancho, Elena Morán, Rui Parreira e Mário Rui, com moderação de Luísa Ricardo e entrada livre.

Dália Paulo, presidente da direção da Acesso Cultura, explica que «dizer o indizível prende-se com as histórias que os museus contam, como as contam, o que escolhem não contar e porquê, assim como com uma certa higienização da história e as dia consequências. É debater o papel dos museus enquanto casas seguras para debater temas inseguros, colocar os museus no centro do pensamento contemporâneo. Como se trabalham memórias traumáticas, devem ser trabalhadas ou excluídas de um discurso expositivo? Enfim… são muitas as questões e temos de as debater para que o museu seja esse lugar de “colorir o mundo” através do pensamento».

Comentários

pub