Delegação Alemã em intercâmbio escolar foi recebida na Câmara de Lagoa

A delegação da Escola de Ponitz, na cidade de Scharbeutz, na Alemanha, que esteve em Lagoa para um intercâmbio com […]

A delegação da Escola de Ponitz, na cidade de Scharbeutz, na Alemanha, que esteve em Lagoa para um intercâmbio com a Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL), foi recebida na semana passada na Câmara de Lagoa.

A delegação alemã integrava Volker Owerien, presidente da Câmara de Scharbeutz (Estado Federal de Schleswig-Holstein), os vereadores da Educação e do Turismo, o chefe de Gabinete do presidente da Câmara, bem como o diretor da Escola de Ponitz, tendo sido recebida pelo presidente da Câmara de Lagoa e pelo seu executivo.

Este intercâmbio com a Escola de Ponitz, no âmbito da música, e que decorreu de 30 de Março a 2 de Abril, foi integrado na Semana Internacional da ESPAMOL e trouxe a Lagoa um grupo de alunos alemães que, à semelhança do que aconteceu em Fevereiro com os alunos portugueses quando visitaram a Alemanha, ficaram alojados em casas particulares de famílias de acolhimento parceiras do intercâmbio e partilhando a sua cultura e experiência musical.

Na cerimónia de troca de cumprimentos, a delegação alemã referiu o apoio da Câmara de Lagoa a esta iniciativa, salientando a sua importância e o que representa para o desenvolvimento dos jovens, através do contacto com diferentes países e culturas dentro do espaço europeu, abrindo-lhes novos horizontes e permitindo a vivência de experiências enriquecedoras e a assimilação dos princípios de uma verdadeira cidadania europeia.

Realçaram ainda a forma acolhedora como foram recebidos no Algarve, deixando a certeza de que, ao regressarem à Alemanha, dariam conta aos seus cidadãos do que os encantou no concelho de Lagoa.

O presidente da Câmara Francisco Martins disse estar muito reconhecido por essas palavras, ouvindo e destacando as semelhanças e diferenças entre as duas cidades.

No final da reunião, houve uma troca de lembranças.

Ponto alto da Semana Internacional foi o concerto realizado no dia 31 de Março, no Auditório Municipal de Lagoa, promovido pelos alunos portugueses e alemães, a que assistiram todos os outros jovens envolvidos e respetivas famílias.

Segundo a Câmara de Lagoa, o concerto «proporcionou momentos de grande satisfação e emotividade, pela constatação da grande cumplicidade, amizade e envolvimento dos jovens que, no seu dia-a-dia, vivem em cidades separadas por mais de 3.000 quilómetros».

 

Comentários

pub