Cursos de Turismo e Gestão Hoteleira da UAlg continuam “na moda” ao fim de 25 anos

Já são 25 anos a formar alunos, mas nem por isso a procura é menor. Os cursos de Turismo e […]

Já são 25 anos a formar alunos, mas nem por isso a procura é menor. Os cursos de Turismo e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve completaram um quarto de século, meta que foi assinalada esta sexta-feira, dia 21 de Abril, numa sessão que decorreu nas instalações desta unidade orgânica da UAlg.

Um tempo de vida que, tanto para Hélder Carrasqueira, diretor da ESGHT, como para António Branco, reitor da universidade algarvia, comprova «o sucesso» destes dois cursos, que continuam a demonstrar grande poder de atração.

«Nós oferecemos 120 vagas para o curso de Turismo, que funciona em Faro e Portimão, a que acrescem 45 do curso de Gestão Hoteleira, que só é ministrado aqui na Penha. Em regra, as vagas esgotam e, normalmente, temos uma procura três vezes superior às vagas que abrimos», revelou Hélder Carrasqueira, em declarações ao Sul Informação.

Ao interesse de jovens candidatos ao Ensino Superior não será alheia a elevada saída dos dois cursos. «Temos uma taxa de empregabilidade na ordem dos 95 por cento. Ou seja, há uma taxa quase marginal, de 5 por cento, de desemprego, que quando chega a época alta desaparece. Estamos nos níveis mais elevados do país, para cursos homólogos», acrescentou o diretor da ESGHT.

«Estes 25 anos são um percurso longo, que atesta a capacidade de afirmação dos cursos. Já formámos muitos estudantes, muitos deles hoje no mercado de trabalho, alguns em posições de destaque», disse.

Dois destes ex-alunos que se destacaram, a nível profissional, estiveram na sessão comemorativa do 25º aniversário da ESGHT. Nuno Fazenda e Rui Maria, que ocupam lugares de diretores no Turismo de Portugal e no Grupo Pestana, respetivamente, foram convidados para fazer apresentações técnicas relacionadas com o setor turístico, mas acabaram por falar, também, como alumni da casa, recordando o seu percurso académico.

E estes são apenas dois exemplos entre os milhares de alunos que se formaram nestas duas áreas, na UAlg. Segundo António Branco, ao longo de 25 anos entraram nestes cursos mais de 4500 alunos, dos quais 2700 acabaram a sua formação.

«Estes estudantes são recrutados em todo o país, com estes cursos a conseguir resistir ao processo de regionalização no acesso ao Ensino Superior que se verificou um pouco por todo o país», ilustrou o responsável máximo pela UAlg, durante a sessão.

António Branco salientou, ainda, a capacidade que os dois cursos tiveram de «interpretar bem o que é o ensino politécnico», introduzindo «uma forte componente prática» nos programas curriculares, e de produzir «investigação altamente especializada», bem como «a boa relação que mantém com as empresas».

A cerimónia serviu, ainda, para homenagear todos os diretores dos dois cursos, desde a sua criação, bem como as 10 empresas que mais estágios proporcionaram em 25 anos de história dos cursos de Turismo e de Gestão Hoteleira da UAlg, que receberam medalhas que a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ajudou a entregar.

Comentários

pub