Contributo das escolas para a democracia motiva conferência no Campus da Penha

A conferência internacional “Participatory Schools 4 Better Democracy” vai realizar-se entre 19 e 21 de Abril, no Complexo Pedagógico da […]

A conferência internacional “Participatory Schools 4 Better Democracy” vai realizar-se entre 19 e 21 de Abril, no Complexo Pedagógico da Penha, na Universidade do Algarve, em Faro.

A conferência, promovida pela Cooperativa ECOS e pelo Agrupamento de Escolas de Pinheiro e Rosa, «pretende ser um espaço e um momento para a promoção de reflexões conjuntas, a criação de oportunidades de trabalho em rede e a partilha de boas práticas, ferramentas e experiências de participação, cidadania e democracia na Escola».

Esta iniciativa surge «num período marcado por rápidas e generalizadas mudanças sociais, pela crise dos sistemas democráticos (que julgávamos sólidos e sedimentados) e pelo desinteresse dos cidadãos relativamente à participação política convencional», explica a organização.

A conferência destina-se a gestores escolares, docentes, educadores/as, estudantes, encarregados de educação e a profissionais e entidades públicas e privadas com responsabilidades nas áreas da Juventude e Educação.

O evento vai ter comunicações em português e inglês e será assegurada tradução simultânea para ambas as línguas.

As inscrições para a conferência devem ser feitas neste link e o programa pode ser consultado aqui.

A participação no evento custa 20 euros, para o público em geral, e inclui almoço nos dias 20 e 21 de Abril na cantina da Universidade do Algarve. Os estudantes em geral têm entrada gratuita, tal como os docentes e não-docentes do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

Na noite de 20 de Abril haverá um jantar convívio, que custa 20 euros adicionais.

Comentários

pub