“Cidades Inteligentes, Empreendedorismo e Responsabilidade Social das Organizações” é tema de convenção em Faro

“Cidades Inteligentes, Empreendedorismo e Responsabilidade Social das Organizações (RSO)” é o tema que a IX Convenção Nacional da Rede de […]

“Cidades Inteligentes, Empreendedorismo e Responsabilidade Social das Organizações (RSO)” é o tema que a IX Convenção Nacional da Rede de Responsabilidade Social das Organizações-Rede RSO PT vai debater, em Faro, no Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), na próxima quinta-feira, dia 20 de Abril.

A organização salienta que «a “cidade inteligente” é cada vez mais um catalisador de conhecimento, de tecnologias e um lugar de confluência de muitas das políticas públicas (nacionais, regionais e locais) e das dinâmicas empresariais, sociais e culturais, incluindo o empreendedorismo».

«O paradigma da cidade inteligente traduz também uma nova maneira de pensar a cidade, o serviço urbano e a interação das várias partes interessadas (autarquias, governo, empresas, os centros de saber, a comunidade, e de um modo geral as pessoas), proporcionando serviços e infraestruturas de qualidade, criação de valor económico e social, a participação crescente dos cidadãos e das cidadãs e a disseminação dos valores da responsabilidade social das organizações (RSO)», acrescenta.

Na cidade inteligente, «a gestão/governo da cidade, historicamente organizado em “silos”, dá lugar a uma abordagem crescentemente em “rede”, em que a utilização generalizada dos recursos digitais assume um papel instrumental relevante».

«Acresce que a transição energética e a emergência da indústria 4.0, com o papel crescente dos sistemas ciberfísicos, da Internet das Coisas (IoT), da inteligência artificial e de uma vasta panóplia de tecnologias, estão a reforçar a infraestrutura em que se alicerça a cidade inteligente. Mais do que um admirável mundo novo tecnológico, a cidade inteligente terá que ser um meio para atingir metas, desde logo, relacionadas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento sustentável, a economia de recursos, o empreendedorismo e a mobilidade sustentáveis. Sinal disso, são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas, a serem atingidos até 2030, onde a cidade inteligente estará incontornavelmente associada. A sua relevância, simultaneamente global e local, justifica que a REDE RSO PT, que está profundamente envolvida nos ODS, os traga à colação nesta Convenção», explica ainda a organização.

O alinhamento estratégico entre a “cidade inteligente”, o “empreendedorismo” e a “responsabilidade social das organizações (RSO)” numa perspetiva de crescimento inteligente, justificam que a reflexão proposta para a IX Convenção da Rede RSO PT seja em torno deste eixo temático, «em que são pertinentes muitas interrogações, desafios e oportunidades com alcance estratégico e relevância económica e social».

É por isso que os organizadores da IX Convenção Nacional da Rede RSO PT convocam todas as partes interessadas para esta reflexão: autarquias e suas estruturas associativas, as empresas e as suas associações, o governo central e as suas instituições autónomas, as universidades e demais centros de saber, a comunidade e os cidadãos e as cidadãs.

A organização é da responsabilidade conjunta da Task Force da Rede RSO PT, em particular da Fundação AIP e da Universidade Aberta, enquanto entidades coordenadoras, da Câmara Municipal de Faro, a autarquia hospedeira do evento, e do NERA (Associação Empresarial do Algarve), por parte da comunidade empresarial do Algarve.

 

IX CONVENÇÃO NACIONAL DA REDE RSO PT

Cidades Inteligentes, Empreendedorismo e Responsabilidade Social das Organizações
Faro – ESHGT, Campus da Penha, Universidade do Algarve | 20 de Abril

Programa

9h00 – Acolhimento

9h30-10h15 | Abertura institucional

Presidente da CM Faro, Rogério Bacalhau
Coordenação da REDE RSO PT, André Magrinho
Presidente do NERA, Vítor Neto
Presidente da AMAL, Jorge Botelho
Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Ana de Freitas
Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva (a confirmar)

10h15-11h30 | Painel I
Cidades inteligentes: desafios económicos e sociais

Moderador: Henrique Dias Freire, Jornal Postal do Algarve

Keynote speaker: Augusto Mateus, “Augusto Mateus & Associados”

Intervenções:
Vitor Aleixo, Presidente da CM Loulé, a “ Visão de uma Autarquia”
Francisco Serra, CCDR Algarve, “Uma perspetiva para o Algarve”

DEBATE

11h30 | Intervalo para café

11h45 – 13h30 | Painel II

Responsabilidade Social das Organizações: Boas Práticas e Novos Desafios

Moderadora: Elisabete Rodrigues, Jornal Sul Informação

Intervenções:

Mário Negas, Universidade Aberta, “Responsabilidade Social das Organizações: os Atores e as Boas Práticas”
Eduardo Graça, CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, “Empreendedorismo, inovação e responsabilidade social na economia social”
Parreira Afonso, Grupo Rolear, “Inovação e responsabilidade social”

DEBATE

13h30 | Almoço solidário

15h00 – 16H15 | Painel III

Crescimento, Empreendedorismo e Responsabilidade Social das Empresas

Moderador: Idálio Revez, Jornal Público

Intervenções:
Mário Parra da Silva, United Nations Global Compact Network Representative, “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”
Catarina Selada, CEIIA CITY LAB e Cluster Smart Cities Portugal, “Cidade inteligente, dinâmicas empresariais e responsabilidade social das organizações”
Juan Pablo Correia, Algardata, “Digitalização da Economia e RS das Empresas”
Ana Fontoura, Fidelidade, “Criar e comunicar o projeto de responsabilidade social”

DEBATE

16h30 | Contributos e recomendações da IX Convenção da REDE RSO PT

16h45 | ENCERRAMENTO

Rede RSO PT
Marques dos Santos, Presidente do IAPMEI

Comentários

pub