Chuva fraca deve manter-se no fim de semana, mas 1º de Maio será de sol

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Baixo Alentejo e Algarve, com ocorrência de períodos de chuva […]

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Baixo Alentejo e Algarve, com ocorrência de períodos de chuva fraca, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta quinta-feira, numa situação que se prolongar pelo fim de semana, até domingo.

Segundo o IPMA, vai ainda verificar-se uma pequena descida da temperatura mínima.

Segundo o site Meteofontes, esta mudança nas condições meteorológicas deve-se à «influência de uma depressão em altura e com ar muito frio, situada a NNE do Continente e de alguns núcleos depressionários com ar mais quente a SW». Dessa situação, «resultará um aumento da instabilidade no Continente e, principalmente, no Sul e no Centro».

Hoje, o dia apresenta-se com céu parcialmente nublado a Norte e com muita nebulosidade no Sul, com possibilidade de chuva fraca no Alentejo e Algarve, principalmente ao final da tarde, acrescenta o Meteofontes.

As temperaturas máximas deverão descer um pouco no Algarve, para valores perto dos 16ºC/17ºC. O vento soprará moderado a forte de NE, no Norte, e fraco a moderado, aqui no Sul.

Amanhã, sexta-feira, o céu continuará muito nublado no Centro e Sul, com períodos de chuva ou aguaceiros de início no Sul, logo desde a madrugada, e estendendo-se ao Centro durante o dia.

No Sul, haverá também a possibilidade de algumas trovoadas. O vento soprará moderado a forte de Leste e rodando para Sul ao final do dia.

Para sábado, o céu continuará a apresentar-se muito nublado no Sul, com alguma chuva fraca a poder ocorrer, com maior probabilidade no interior alentejano, durante a madrugada e manhã. As temperaturas deverão começar a subir ligeiramente.

Quanto a domingo, o Meteofontes prevê que «para já (e sujeito a confirmação), com possibilidade de chuva moderada a forte no Norte e Centro, e com chuva mais fraca aqui no Sul».

No feriado do 1º de Maio, a previsão para o Algarve é de sol e ligeiro aumento da temperatura, estimando-se que a máxima ande entre os 21 e os 23 graus. Um dia apropriado, portanto, para passeios a pé, piqueniques…e para comer caracóis.

 

Comentários

pub