Câmara de Faro quer lançar manual de boas práticas para renovações de casas antigas

A Câmara de Faro prometeu lançar «um manual de boas-práticas dirigido a todos os proprietários que pretendam fazer remodelações nos […]

A Câmara de Faro prometeu lançar «um manual de boas-práticas dirigido a todos os proprietários que pretendam fazer remodelações nos seus imóveis», que lhes permita planear melhor obras de restauro e remodelação que queiram efetuar nas suas casas. O compromisso do executivo camarário farense foi assumido durante uma sessão de sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação dos revestimentos tradicionais em fachadas, que foi promovida na capital algarvia na terça-feira, 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A autarquia farense lançou o debate sobre este tema por considerar que a preservação de revestimentos é «um ato de cultura e de sustentabilidade».Esta será, também, a razão pela qual a Câmara quer lançar o manual de boas práticas, que irá «providenciar, através de uma linguagem fácil e intuitiva, as respostas às questões mais habituais, auxiliando os promotores na sua tarefa de planear e executar obras de restauro ou remodelação, de acordo com as normas técnicas e legais em uso no nosso Município».

«Durante a sessão foram abordados temas de grande atualidade, no âmbito do processo de reconversão em curso no Centro Histórico e Baixa da Cidade, contributos que foram enriquecidos com a exibição de um documentário explicativo das melhores práticas levadas a efeito em alguns municípios portugueses», acrescentou a autarquia.

As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em Faro, continua hoje, dia 22 de Abril, com uma visita guiada por Francisco Lameira à Igreja da Sé, ao Seminário e ao Paço Episcopal, seguida de um momento de fado, por Luís Manhita, agendada para as 15h00. Às 21h30, a Sé de Faro acolhe um concerto do organista João Vaz.

Comentários

pub