Bom tempo convidará a banhos nas férias de Páscoa, mas é preciso ter cuidado

O calor já chegou e deverá manter-se durante as férias escolares da Páscoa, o que tentará muitos a aproveitar a […]

O calor já chegou e deverá manter-se durante as férias escolares da Páscoa, o que tentará muitos a aproveitar a praia. Mas, lembrou a Autoridade Marítima Nacional, há que adoptar «uma cultura de segurança ativa, redobrando os cuidados junto à linha de água» tendo em conta que a época balnear ainda não começou e que as praias estão «sem vigilância e sinalização».

Quem fizer questão de tomar um banho de mar primaveril deve ter «especial atenção quando entrar na água, tendo em conta que os perfis de gradiente (declive) das praias ainda não estão suavizados, existindo condições mais favoráveis para se formarem agueiros», avisou esta entidade.

Num comunicado, a AMN lembrou, ainda, as boas práticas que se deve observar nas idas à praia, que ganham uma importância ainda maior quando não há um nadador-salvador e meios de socorro por perto.

Ou seja, há que evitar «comportamentos de risco, devendo as medidas prevenção e segurança serem respeitadas com maior rigor».

Assim, quem for à Praia é aconselhado a não virar as costas ao mar e a não caminhar na areia molhada», para evitar ser apanhado por um golpe de mar.

Também é recomendada atenção especial às crianças, que devem ser mantidas «sob permanente vigilância» e não devem «brincar na zona de areia molhada nem junto à linha de água.

«Lembre-se que a temperatura da água do mar é ainda muito baixa, pelo que potencia o choque térmico. Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar ou caso não saiba nadar, não arrisque e evite entrar na água», concluiu a Autoridade Marítima.​

Comentários

pub