Biografia do ex-árbitro internacional algarvio César Correia apresentada em Quarteira

A biografia do ex-árbitro internacional algarvio e industrial corticeiro César Correia, da autoria do jornalista e escritor Neto Gomes, vai […]

A biografia do ex-árbitro internacional algarvio e industrial corticeiro César Correia, da autoria do jornalista e escritor Neto Gomes, vai ser apresentada na sexta-feira, dia 21 de Abril, no polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé.

O livro “César Correia – o árbitro um ser humano” «pretende dar a conhecer o percurso do são-brasense César Correia, um exemplo de cidadania e determinação, uma batalha constante para se superar dia após dia e alcançar o sucesso em todas as atividades da sua vida», a segundo a Câmara de Loulé. O prefácio da obra foi escrito por Marcelo Rebelo de Sousa.

Nascido a 1 de Abril de 1935, César da Luz Correia iniciou-se como árbitro na época de 1959/60 e chegou a internacional em 1973/74. Terminou a carreira a 20 de Novembro de 1982, após 23 anos de atividade, nove dos quais na condição de internacional.

Ainda no campo do desporto, foi dirigente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve (do qual foi presidente entre 1984 e 1986) e da Federação Portuguesa de Futebol e ainda da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, desempenhando diversas funções no setor até 2010, como delegado da UEFA ou coordenador técnico de arbitragem na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

César Correia recebeu, em 1982, a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo, e, entre outras homenagens, foi por duas vezes distinguido pela Associação de Futebol do Algarve: em 1995, como Sócio de Mérito, e em 2010, por ter atingido 50 anos de dedicação à causa da arbitragem. É também Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol (2014).

Também se notabilizou como empresário, à frente da empresa Nova Cortiça, de São Brás de Alportel.

Comentários

pub