“As Criadas” sobem ao palco do Lethes em Faro

A peça de teatro As Criadas, de Jean Genet, inspirada no crime das irmãs Papin, vai estar em palco este […]

A peça de teatro As Criadas, de Jean Genet, inspirada no crime das irmãs Papin, vai estar em palco este sábado, dia 15 de Abril, às 21h30, no Teatro Lethes, em Faro.

Este crime, em que as irmãs mataram a sua patroa, aconteceu alguns anos antes de Genet, enquanto cumpria pena na prisão, escrever a peça, em 1947.

«Aos olhos de Claire e de Solange, as duas serviçais imaginadas pelo autor francês, a senhora para quem trabalham é a representação de um universo que lhes estará para sempre vedado», conta a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.

«Na sua ausência, fecham-se no quarto principal e fingem ser a figura que amam e odeiam, cobrindo-se de jóias, vestindo as roupas mais sofisticadas, e imitando todas as suas poses e maneirismos. Entretanto, sonham com a sua morte, porventura a única forma de alcançarem a liberdade», acrescenta.

A encenação da peça é de Rui Madeira, da Companhia de Teatro de Braga. O bilhete de entrada custa 10 euros, preço que baixa para 7,50 para menores de 30 anos ou maiores de 65. Os ingressos podem ser comprados aqui.

Jean Genet (1910-1986) foi um dramaturgo, poeta e romancista francês. Começou a escrever em 1942, depois de uma vida dedicada ao crime e à prostituição. As suas obras, como A varanda (1956), Os negros (1959) e Os biombos (1961), aproximam-no do Existencialismo e do teatro do Absurdo.

 

Rui Madeira é ator, encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro de Braga. Em 1980 foi um dos fundadores da CENA, o grupo que, em 1984, daria origem à companhia que hoje dirige. Foi administrador do Theatro Circo de Braga e integrou a organização do 1º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).

 

Comentários

pub