Alexander Rathenau tomou posse em Lagos como cônsul da Alemanha para o Algarve e Alentejo

O novo cônsul honorário da Alemanha para o Algarve e Alentejo tomou posse no dia 31 de Março, nos Paços […]

O novo cônsul honorário da Alemanha para o Algarve e Alentejo tomou posse no dia 31 de Março, nos Paços do Concelho do Séc. XXI, em Lagos. Alexander Rathenau é o primeiro cônsul alemão que a cidade de Lagos acolhe desde o 25 de Abril.

Perante um auditório com muitos membros da comunidade alemã residente no Algarve, o novo cônsul da República Federal da Alemanha garantiu que tudo fará dentro das suas competências para os apoiar e manifestou-se «profundamente grato» e «motivado para enfrentar este desafio».

Por seu lado, Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, mostrou-se disponível para «colaborar com o cônsul honorário» no «apoio à comunidade residente alemã» naquele concelho.

Christof Weil, o Embaixador da Alemanha em Portugal, também assistiu à cerimónia e reafirmou a certeza de que Alexander Rathenau «irá cumprir com grande responsabilidade e máximo profissionalismo» o seu cargo, descrevendo-o como «uma combinação muito feliz de ambas as culturas, portuguesa e alemã», que «conhece tão bem».

O embaixador relembrou ainda que a história dos cônsules alemães na região algarvia já conta com 265 anos, o que atesta uma grande tradição nas relações Alemanha-Algarve.

No entanto, não é só no Algarve que Alexander Rathenau assume esta responsabilidade, uma vez que tem jurisdição nos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal e Portalegre. O consulado em Lagos junta-se assim aos consulados já existentes no Porto, no Funchal e em Ponta Delgada.

A escola de hotelaria da “DUAL” – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, marcou também presença no evento, preparando um beberete, e a cerimónia teve ainda um momento musical pela Academia de Música de Lagos.

As novas instalações do Consulado em Lagos ficam localizadas na Rua Crisógno dos Santos.

Alexander Rathenau representará o Governo da Alemanha no Sul de Portugal e servirá de interlocutor para garantir a ligação entre a comunidade alemã local e o seu país.

Comentários

pub