Transportes: Algarve com Verão de 2016 “movimentado” e com (muito) mais tráfego na A22

Um aumento significativo do volume de tráfego nos principais eixos rodoviários da região, com a Via do Infante e a […]

Um aumento significativo do volume de tráfego nos principais eixos rodoviários da região, com a Via do Infante e a Ponte Internacional do Guadiana à cabeça, e um forte crescimento dos utilizadores das carreiras fluviais da Ria Formosa, são os dados que mais se destacam no relatório sobre Mobilidade e Transportes no Algarve do 3º trimestre de 2016.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve publicou o documento que dá conta da variação da utilização dos transportes nos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2016, em relação a igual período de 2015, que demonstra aumentos substanciais em quase todos os indicadores, em linha com o bom desempenho do setor turístico.

A Via do Infante (A22), que conheceu um forte decréscimo de tráfego na altura em que foram introduzidas portagens, tem vindo a recuperar utilizadores desde 2013 e teve no 3º trimestre de 2016 um crescimento homólogo de 14,2 por cento, para os 18.887 veículos/dia (curiosamente, quase tanto como o valor do desconto que foi introduzido pelo Governo no preço das portagens, a partir de Julho: 15%).

Um crescimento ainda maior, quando comparados o 3º trimestre de 2015 e 2016, verificou-se na Ponte Internacional do Guadiana. O número de utilizadores da infraestrutura que une Portugal e Espanha subiu 17,2 por cento (12.143 veículos/dia), o que parece indicar que houve mais espanhóis a optar por cruzar a fronteira de carro que no Verão anterior. Também no troço da A2 entre Almodôvar e São Bartolomeu de Messines houve um aumento do Tráfego Médio Diário (TMD), neste caso, de 8,4% (18.409 veículos/dia).

«Para os tráfegos na A2 e na A22 trata-se da décima terceira variação trimestral homóloga positiva consecutiva (desde o 3º trimestre de 2013), enquanto para o tráfego na Ponte do Guadiana é já a nona consecutiva (desde o 3º trimestre de 2014)», revelou, ainda, a CCDR.

Nos eixos rodoviários secundários, os aumentos foram menos evidentes e não foram generalizados. Houve dois postos de contagem onde se verificou uma diminuição do TMD: o do IC1 que liga São Bartolomeu de Messines a Tunes (8.495 veículos/dia) e o da EN125 entre São João da Venda e nó de Faro Oeste da A22 49.492 (veículos/dia), ambos com menos 2,9 por cento que em 2015.

«Nos restantes 3 postos (da N125, da N120 e da R270), para os quais há comparação com o ano de 2016, há a registar aumentos de tráfego, com valores a variarem entre os 2,5 e os 6,8%», segundo a CCDR do Algarve.
Também “em alta” estiveram as carreiras fluviais para as ilhas-barreira da Ria Formosa, que transportaram mais de 1,7 milhões de pessoas durante o Verão de 2016. Em termos homólogos, isto representa uma variação positiva de 15 por cento, em relação ao ano anterior. Também o barco que liga Vila Real de Santo António a Ayamonte, em Espanha, foi mais utilizado, sendo o aumento, no caso da carreira do Guadiana, de 5,2 por cento (de 59.778 passageiros transportados).

Já esperado, tendo em conta que o Aeroporto de Faro bateu, em 2016, o recorde absoluto de passageiros movimentados, era o aumento do desempenho da infraestrutura aeroportuária no pico do Verão, em que a região é mais procurada.

Ao todo, registaram-se um total de 19.238 voos e de 3.039.998 passageiros (movimento comercial), um aumento de 14,5 por cento em relação ao 3º trimestre de 2015, ano em que já tinha sido batido o recorde de passageiros no Aeroporto.

Aliás, como nota a CCDRA, esta é «a décima variação trimestral homóloga positiva consecutiva (desde o 2º trimestre de 2014)» do tráfego no Aeroporto Internacional de Faro.

E se houve mais gente a optar por chegar à região de avião, incluindo alguns vindos de outros pontos do país, nem por isso deixou de aumentar a procura pelos serviços ferroviários de Longo Curso que servem a região, nomeadamente o Intercidades e o Alfa. Entre Julho e Setembro de 2016, a CP transportou 288.362 passageiros de e para o Algarve, valor superior em 8,7% ao valor do trimestre homólogo anterior.

O serviço regional de comboios, entre Lagos e VRSA, também foi mais procurado, neste período, tendo-se registado um aumento de 4,7, com perto de meio milhão de passageiros transportados.

Também os autocarros tiveram mais procura, com as carreiras urbanas a destacar-se, já que conheceram um aumento de 6,2% no 3º trimestre de 2016 (1.291.119 passageiros), «o mais elevado até à data registado».
As carreiras interurbanas transportaram mais 6,4% de passageiros que no mesmo período do ano anterior, não ficando muito atrás das urbanas, no que toca a bom desempenho, já que este crescimento foi «o segundo mais elevado» de sempre para as carreiras que se movem entre concelhos algarvios.

Já as carreiras inter-regionais e internacionais conheceram variações homólogas negativas, com as primeiras a registar uma diminuição da procura de 0,7% (344.220 passageiros) e a carreira que liga Lagos a Sevilha a ter menos 7,3% de passageiros do que no Verão de 2015 (12.488 passageiros).

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