Tradições e memórias “encontram-se” em São Brás de Alportel

As «preciosidades do património algarvio» vão estar no centro das atenções em novo Encontro «São Brás de Alportel: Tradições e […]

As «preciosidades do património algarvio» vão estar no centro das atenções em novo Encontro «São Brás de Alportel: Tradições e Memórias», que vai decorrer no Museu do Traje desta vila do interior algarvio no dia 11 de Março, a partir das 9h30.

A segunda edição do evento vai juntar personalidades de áreas distintas, que vão falar sobre temas ligados ao património, tradição oral e dieta mediterrânica e recordar a história do concelho.

O encontro começa com uma palestra sobre a «Tradição Musical do Barrocal Algarvio», pelo professor da Universidade do Algarve Hélder Faustino Raimundo.

Segue-se uma intervenção de Rui Soares, presidente da Associação Internacional de Paremiologia, dedicada ao estudo dos provérbios. A história do concelho de São Brás de Alportel, nomeadamente da Pousada de São Brás, será recordada neste encontro, por Cristina Fé Santos, da Universidade de Évora, e pelo arquiteto Vítor Ribeiro, coautores de um livro que evoca os 40 anos de história de uma das mais antigas pousadas portuguesas.

Na reta final do evento, José d’ Encarnação vai desvendar curiosidades sobre os Canteiros de São Brás, «uma herança para preservar e repleta de valor histórico e patrimonial», e Otília Eusébio, presidente da Direção da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, revelará porque é que «A Cozinha é uma Farmácia».

Além das intervenções, estão previstos diversos momentos culturais, que terão lugar ao longo do dia.
O encontro «São Brás de Alportel: Tradições e Memórias» é promovido pelo Rancho Típico Sambrasense, em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e o Museu do Traje. A entrada é livre.

Comentários

pub