Sul mostra-se na BTL com os seus festivais e paladares

A apresentação do Festival MED, de Loulé, no dia 16 de Março, às 16h00, uma viagem pelos paladares dos vinhos […]

A apresentação do Festival MED, de Loulé, no dia 16 de Março, às 16h00, uma viagem pelos paladares dos vinhos da Rota dos Vinhos do Algarve, no mesmo dia das 15h00 às 15h30, o desvendar do «convidado especial» para a 26ª edição da Feira de Serra, em São Brás de Alportel, no mesmo dia às 16h30, e, ainda, uma degustação de cozido de grão, a cargo do Município de Almodôvar, das 12h00 às 12h30 também a 16 de Março.

Estas são algumas das atividades que vão promover o Algarve, mas também o Alentejo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza de 15 a 19 de Março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Os dois primeiros dias daquele que é o maior certame de turismo realizado em Portugal são apenas destinados a profissionais, sendo que os restantes já são abertos ao público. Logo no dia 15, às 11h00, serão conhecidos os vencedores dos Publituris Portugal Trade Awards, numa cerimónia a decorrer no auditório KeyforTravel. No total, o Algarve tem 14 nomeados.

E ganhando (ou não) algum – ou vários – dos prémios, a verdade é que propostas para conhecer o Algarve nesta BTL não vão faltar, já que a região – e os seus 16 concelhos – estarão representados no stand Região de Turismo do Algarve (RTA).

Por exemplo, logo no dia 15, a partir das 15h30, Portimão e dará a conhecer o seu novo vídeo promocional “Portimão, Vem Comigo!”. Também vão ser apresentados os principais eventos de 2017 e desvendados os nomes que compõe o cartaz do Festival da Sardinha de 2017.

Já a Confraria Bacchus de Albufeira vai apresentar. às 16h00, a nona Grande Mostra de Vinhos de Portugal. Esta iniciativa já é considerada um evento de referência quer no seio dos produtores e enólogos, quer dos apreciadores do vinho português.

Das 17h00 às 17h30, será Monchique a dar a conhecer a sua “estratégia turística e os seus produtos”, no stand A05, no pavilhão 1.

Ainda no mesmo dia, o Vila Vita Parc, de Porches, oferecerá um cocktail Fine Wines & Food Fair, no stand Região de Turismo do Algarve, das 17h30 às 18h00. Segue-se, depois, a apresentação da Vila Vila Collection – Villas and Luxury Residences, no mesmo local, das 18h00 às 18h30.

E o Alentejo também não vai faltar à chamada, com o seu stand do Turismo Alentejo e Ribatejo. Logo no primeiro dia, às 12h00, será apresentado o pack “Descobre Odemira”, produzido em parceria com a Odisseias, e que terá 50 experiências disponíveis, em categorias como o Spa e Beleza, Restaurantes, Hóteis e Viagens e Lazer.

Odemira vai também promover o território enquanto destino turístico, na continuidade da campanha “As Melhores Praias de Portugal”.

A isto junta-se a iniciativa “Kids Route… Descobrir Portugal pelos caminhos da BTL!”, dirigida ao público infantil e promovida pela organização da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Com o nome “Descobre Odemira”, a ação implica uma visita ao stand daquela localidade alentejana e a participação num jogo que permite carimbar o passaporte BTL e receber brindes.

Vários empresários do setor turístico do concelho serão convidados pelo Município de Odemira a visitar a BTL, numa deslocação em autocarro da autarquia, agendada também para 15 de Março.

Para abrir o segundo dia de certame… marisco. O Festival do Marisco, de Olhão, deste ano vai-se dar a conhecer no stand RTA, das 12h00 às 12h45. Depois (como não poderia deixar de ser) haverá um showcooking de risotos de bivalves e mariscos da Ria Formosa.

Por sua vez, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, apresentará, das 14h00 às 15h00, os novos projetos da região para 2017, como a 2ª edição do 365 Algarve, a 3ª edição do Algarve Nature Week e o projeto Algarve 360º.

Após a prova de vinhos, das 15h00 às 15h30, será a vez de Albufeira dar a conhecer o seu calendário de eventos, com destaque para a programação do Auditório Municipal.

A autarquia também vai revelar algumas «cabeças de cartaz dos principais eventos que marcam a época balnear em Albufeira e que virão a animar o Verão».

 

À semelhança de edições anteriores a participação do município de Albufeira na BTL contará com a parceria da Agência de Promoção de Albufeira – APAL que irá sortear fins de semana entre os participantes no certame.

Para sexta-feira, dia 17, em que as portas da FIL já estarão abertas a todo o público, está reservado um showcooking de cataplana de atum e atum na pedra. Na cozinha: a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro. Quem quiser aprender como se faz basta passar pelo stand E84, no pavilhão 2, das 11h30 às 12h30.

Continuando pelo paladar, Lagos vai organizar uma iniciativa, a partir das 16h30, para promover a doçaria tradicional, e em particular o Dom Rodrigo, que terá tido origem em Lagos.

Além de uma demonstração e confeção deste doce ao vivo, haverá um workshop de doce fino e uma prova de degustação de vinhos e vinho moscatel.

Antes, já Alcoutim apresentou a edição do Festival do Contrabando, às 15h30. Esta iniciativa vai decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Março e até terá uma ponte flutuante que unirá Alcoutim a Sanlúcar de Guadiana.

Ainda no mesmo dia, a partir das 17h00, Castro Marim vai promover uma degustação de coktails, pelo “Guarita Terrace”. da Praia Verde, em Altura, seguida de uma degustação de produtos locais, pela empresa municipal Novbaesuris. O Município também dará a conhecer alguns eventos marca, como os “Dias Medievais” ou o “Festival de Lucía”.

Para quem quiser visitar o stand do Turismo Alentejo e Ribatejo, propostas também não faltarão na sexta-feira.

Por exemplo, às 16h30, vai ser apresentado o “Sines Tall Ships Festival” – uma regata de grandes veleiros que passa por sete países, ficando atracada em Sines de 28 de Abril a 1 de Maio e onde são esperadas cerca de 300 mil pessoas. Já Beja vai mostrar-se, das 19h00 às 20h00, com uma prova de vinhos e a apresentação do “Beja Acontece”.

Sábado, dia 18, vai começar com uma demonstração de cozinha. A Tertúlia Algarvia irá confecionar uma cataplana de bochechas de porco com legumes e ervas do campo. Marque na agenda: das 12h15 às 13h15 no stand A05, do pavilhão 1.

Às 15h00 vai subir ao palco o Grupo Coral da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”. A atuação termina às 15h30. Por fim, para sábado, no que ao Algarve diz respeito, há a apresentação da kids route “Algarve, quem és tu?”, das 18h00 às 18h30, no mesmo local.

Para domingo, esta iniciativa será apresentada das 16h30 às 17h00. Já o Festival dos Descobrimentos, «um dos eventos culturais âncora» de Lagos, vai-se dar a conhecer às 15h00. Este ano a iniciativa decorre de 27 de Abril a 1 de Maio. Além de tudo isto, este município também terá iniciativas, em articulação com Aljezur e Vila do Bispo.

Cuba (do Alentejo) vai-se apresentar neste certame também no domingo, das 18h00 às 19h00, com o mote “Património Cultural”. Continuando por esta região, Almodôvar, que terá provas de produtos tradicionais do concelho todos os dias, termina, no domingo, com enchidos, queijo de cabra curado, mel, água-mel, pão, tostas e medronho.

Além destas (muitas iniciativas) há, ainda, por exemplo, a presença da associação Odiana na BTL, inserida na divulgação do projeto “Choose Our Food”, que quer maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana, ou, até, a apresentação da II Recriação Histórica “São Braz d’Alportel 1914”, que se vai realizar de 27 a 28 de Maio.

Para fechar uma sugestão “bem à algarvia”: cataplana de polvo com batata doce, a provar, das 17h00 às 18h00, no stand A05 do pavilhão 1.

E assim se vai mostrar o Sul na BTL, que é organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos.

Comentários

pub