Seleção de ténis em cadeira de rodas disputa presença no Mundial em Vilamoura

A seleção nacional masculina de ténis em cadeira de rodas vai disputar, de 21 a 25 de Março, a fase […]

A seleção nacional masculina de ténis em cadeira de rodas vai disputar, de 21 a 25 de Março, a fase de qualificação europeia do Campeonato do Mundo de Equipas, no Vilamoura Tennis Academy.

Em 2017, a fase final deste Mundial irá disputar-se na Sardenha, em Itália, de 1 a 7 de Maio.

Além do país anfitrião, e das outras nações que se apuram via ranking, há uma vaga para cada uma das fases qualificativas.

Por agora já se realizaram os torneios de África e Ásia-Oceânia, sendo que, esta semana, decorre o das Américas.

A fase de qualificação europeia, a jogar em Vilamoura, terá 13 países no torneio masculino e seis no feminino. Joaquim Nunes, selecionador nacional e coordenador do programa da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) para o ténis adaptado, convocou Jean Paul Mélo (o atual bicampeão nacional de cadeira de rodas), do Clube de Ténis de Setúbal, Carlos Leitão (sete vezes campeão nacional), do Clube de Ténis de Pombal, Paulo Espírito Santo (quatro vezes campeão nacional), da Escola de Ténis José Mário Silva e João Sanona (recente vencedor do Torneio Biscaia da Silva, em Setúbal), do Clube de Ténis de Setúbal.

O presidente da FPT Vasco Costa explica que «normalmente convocamos três jogadores, mas, como desta vez jogamos em casa, acreditámos que valeria a pena levarmos quatro jogadores a Vilamoura».

«Numa reunião com o presidente da International Tennis Federation (ITF) (o norte-americano David Haggerty) em Londres, no final do ano passado, a FPT disponibilizou-se para realizar alguns eventos em Portugal, até porque sabíamos da vontade da ITF em deslocalizar alguns dos que se realizavam na Turquia. Temos um carinho muito grande por esta modalidade de desporto adaptado e este evento tem a importância de uma qualificação do Campeonato do Mundo de ténis em cadeira de rodas», acrescenta.

«Pensámos logo em Vilamoura porque em março haveria menos risco de mau tempo,e porque quer o clube quer Vilamoura são bastante planos e para o desporto adaptado isso é importante», conta.

No último mês e meio a seleção nacional, incluindo o jogador Francisco Aguiar (do Open Village Sports) esteve envolvida em estágios de preparação para o Mundial, realizados em Santarém e Setúbal e os jogadores têm ainda a opção de concluírem a sua preparação no Vilamoura Open, que irá realizar-se, de 16 a 19 de Março, no mesmo local desta fase de qualificação, nos mesmos hardcourts e com as mesmas bolas.

O Vilamoura Open, que integra o calendário de torneios da ITF na categoria de Futures Series, oferece três mil dólares em prémios monetários, o que equivale a 2835 euros, e apresenta quadros de singulares feminino de 16 jogadoras e masculino de 32, havendo ainda competições de pares e de consolação.

Pedro Frazão, presidente da Premier Sports e diretor de torneio na qualificação europeia do Mundial, considera que «depois de termos revolucionado o ATP Champions Tour, ao trazer para Portugal o Vale do Lobo Grand Champions, que se afirmou logo como um exemplo no circuito mundial, continuámos com o ténis de praia, realizando em Vilamoura o Open de Portugal de Beach Tennis, para mais recentemente enriquecermos o portefólio com a Padel Nations Cup by Barral, também em Vilamoura».

«Com a FPT temos entrado, há muitos anos, em parcerias no setor da formação de treinadores e na organização do Campeonato Nacional de Veteranos Magnesium-OK em Vale do Lobo e do Campeonato Nacional de sub-12 em Vilamoura», acrescenta.

«Estou convencido de que a fase de qualificação europeia do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas e o Vilamoura Open em cadeira de rodas serão outros sucessos a juntar aos anteriores», conclui.

Comentários

pub