Obras de José Pedro Croft chegam ao Museu Municipal de Faro na quinta-feira

A exposição « De um lado ao outro», que junta obras de José Pedro Croft pertencentes ao espólio da Fundação […]

Obra sem título de José Pedro Croft (1995)_Espólio Fundação de Serralves

A exposição « De um lado ao outro», que junta obras de José Pedro Croft pertencentes ao espólio da Fundação de Serralves, vai chegar ao Museu Municipal de Faro, na quinta-feira, dia 9 de Março. Como o Sul Informação avançou em primeira-mão, em Dezembro, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em parceria com a Câmara de Faro, vai trazer junto do público algarvio uma mostra que junta 15 trabalhos do conceituado artista português, que irá representar Portugal na Bienal de Veneza, que decorre entre 13 de Maio e 26 de Novembro.

A mostra, a segunda de uma série de exposições que o Museu portuense trará ao Algarve, no âmbito da adesão do município farense ao Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, será inaugurada no dia 9, às 19h00.

«De um lado ao outro» apresenta quinze obras, entre esculturas, desenhos e gravuras, «que cobrem os períodos mais relevantes da carreira de José Pedro Croft (Porto, 1957) pertencentes à Coleção da Fundação de Serralves e que sublinham as principais preocupações e metodologias do artista», segundo a Fundação de Serralves. A exposição está organizada segundo quatro temas centrais: Monumento e Morte; Domesticidade e Mobiliário; Espelhos e Vidro; Desenho e Gravura.

«Com uma carreira artística iniciada nos anos 1980, Croft é um dos escultores contemporâneos mais preocupados com uma abordagem crítica à ideia de monumentalidade, à tradição da estatuária e à relação da arte com a arquitetura. O seu trabalho reflete sobre noções de tempo e de espaço e como estes afetam a nossa perceção de objetos escultóricos, criando sofisticados jogos visuais com os espaços envolventes», acrescentou a fundação.

Como aconteceu a 7 de Dezembro, dia em que a parceria entre as duas entidades teve o seu início oficial, com a inauguração da mostra «O Regresso do Objeto: Arte dos anos 1980», a cerimónia de quinta-feira contará com a presença da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

Na sua passagem pela capital algarvia, em Dezembro, Ana Pinho salientou que  «uma das missões de Serralves é levar arte contemporânea junto de todas as pessoas do país». «Por isso, para nós, este momento de aproximação e parceria com Faro é uma honra. Estamos muito entusiasmados com ela, já que Faro é um município muito importante, onde teremos todo o gosto em poder desenvolver a nossa atividade», disse.

A presidente da fundação também antecipou a exposição que será inaugurada esta semana, afirmando acreditar «que atrairá muito público português e estrangeiro, já que é um artista muito conhecido, também fora de Portugal, e porque irá representar Portugal na Bienal de Veneza, o mais importante acontecimento de arte contemporânea a nível mundial».

Comentários

pub