pub
Imprimir

«Move2Learn, Learn2Move», a iniciativa que te leva a viajar pela Europa

Sofia Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa

Os jovens são parte ativa da construção do projeto europeu e, prova disso, são as várias iniciativas da Comissão Europeia especialmente destinadas aos cidadãos mais jovens.

Destacamos o Corpo Europeu de Solidariedade, que, desde o seu lançamento, em Dezembro de 2016, conta com um número crescente de largos milhares de inscrições de jovens entre os 17 e os 30 anos, que irão dar resposta a desafios sociais a vários níveis e em qualquer parte da União Europeia (UE) ou no seu próprio país.

Portugal não é exceção e, segundo os dados mais recentes do mês de Março, continua em terceiro lugar no ranking de inscrições, à frente de países como a Espanha e Itália, num total de mais de 2500 jovens inscritos.

Além da importância determinante da solidariedade, a mobilidade dos jovens é essencial para um reforço da consciência e identidade europeias.

Ao mesmo tempo, duas das prioridades centrais da Comissão Europeia passam por renovar o apoio à juventude europeia e facilitar a mobilidade dos cidadãos da UE, particularmente no que toca a uma mobilidade de baixas emissões, isto é, viajar de forma ecológica.

Neste sentido, a Comissão quer dar aos jovens europeus a oportunidade de descobrir a Europa na primeira pessoa. Para tal, apresentou uma iniciativa ao abrigo do programa Erasmus+ que aumenta o apoio à aprendizagem e mobilidade dos seus jovens: Move2Learn, Learn2Move.

A iniciativa Move2Learn, Learn2Move baseia-se numa ideia apresentada pelo Parlamento Europeu em 2016 e será implementada através da eTwinning, a maior rede de professores do mundo.

O eTwinning permite aos professores e alunos em toda a Europa desenvolver projetos em conjunto, através de uma plataforma em linha. O projeto foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e desde Janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto criado com base na iniciativa anterior, à qual “rouba” o nome.

Para Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, a Cultura, a Juventude e o Desporto, «baseando-se no êxito da eTwinning, esta [nova] iniciativa permitirá que os jovens descubram e experienciem em primeira mão diferentes países e culturas em toda a Europa. Por ocasião do 30º aniversário do programa Erasmus, este será mais um exemplo desta história de sucesso da UE em que as pessoas se aproximam umas das outras, ajudando-as a criar esse sentimento do que é ser Europeu».

Depois do sucesso do programa Erasmus, que, ao longo das suas três décadas de existência, possibilitou a 9 milhões de pessoas usufruírem de oportunidades pela Europa fora, o Move2Learn, Learn2Move é uma oportunidade única que permitirá a pelo menos 5 mil jovens cidadãos a possibilidade de viajar para outro país da UE de uma forma sustentável e em vários tipos de transporte, num apoio da Comissão a uma mobilidade multimodal para jovens empenhados num dado projeto educativo.

A iniciativa destina-se a turmas ou estudantes individuais com pelo menos 16 anos, que estejam inscritos na plataforma eTwinning. Para se candidatarem, os alunos devem apresentar um projeto de aprendizagem, sendo que a inclusão social será um critério importante na seleção dos melhores projetos.

Uma vez escolhidos os vencedores, as viagens poderão ter lugar de Agosto de 2017 até Dezembro de 2018. Os alunos podem viajar em grupo, inseridos numa viagem de estudo, ou individualmente, consoante a decisão tomada pelos pais e professores.

A Europa é antes de mais um espaço de cidadania, e mais do que países, precisamos de unir as pessoas em torno do projeto Europeu. O Move2Learn, Learn2Move é apenas mais um passo de forma a contribuir para que nos conheçamos melhor na Europa e possamos construir juntos o nosso futuro.

 

Autora: Sofia Colares Alves
Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

 

Link para mais informações sobre a iniciativa Move2Learn, Learn2Move

Link para mais informações sobre a plataforma eTwinning

Link para mais informação sobre o programa Erasmus+

Comentários

pub
pub

Em foco

pub
pub