“Monstra?” visita escolas de Portimão entre 20 e 24 de Março

A 11ª edição da Semana da Leitura, entre 20 e 24 de Março, vai levar a escritora Elsa Serra e […]

A 11ª edição da Semana da Leitura, entre 20 e 24 de Março, vai levar a escritora Elsa Serra e a ilustradora Carlota Flieg às bibliotecas escolares do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão.

Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura «com o intuito de celebrar a leitura e os livros, este ano sob o mote “O Prazer de Ler”».

Segundo a Câmara de Portimão, nesta edição «pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, evidenciando-se o prazer de Ler».

A contadora de histórias Elsa Serra e a ilustradora Carlota Flieg vão apresentar “Monstra?” um livro «que fala das diferenças e dos medos».

A Semana da leitura é dirigida às crianças dos 6 aos 10 anos e «será distribuída em dez sessões dedicadas ao contar da história, à partilha do processo de construção do livro numa conversa descontraída com as autoras, sobre os medos e o que isso implica nas nossas vidas», explica a autarquia portimonense.

A apresentação do livro “A Monstra?” nas bibliotecas escolares é segundo Elsa Serra «um exercício de intimidade e de magia»

A 11ª Semana de Leitura vai passar, no dia 20 de Março, pela EB1 do Pontal e no dia 21 de Março visitará a EB1 Coca Maravilhas e a EB 1 Vendas. Já no dia 22, irá até à EB 1 Major David Neto e, no dia 23, a escritora e a ilustradora estarão em três escolas: EB1 de Alvor, EB 1 Montes de Alvor e EB1 Mexilhoeira Grande. No dia 24 Março, último dia da Semana da Leitura, contar-se-á a história da “Monstra?” na EB 1 Chão das Donas e na EB1 Pedra Mourinha.

A Câmara de Portimão acrescenta que «esta iniciativa promove o estudo e a divulgação da obra de um escritor selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola/biblioteca, para esse ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa um dia em cada biblioteca escolar».

Esta é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em colaboração com as Bibliotecas Escolares do concelho, que «realça a importância de como uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro, pela história e pela leitura», conclui a autarquia.

Comentários

pub