Moncarapacho e Fuzeta é a única Eco-Freguesia XXI do Algarve

A União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta é uma Eco-Freguesia XXI. O galardão, que distingue as freguesias que trabalham […]

A União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta é uma Eco-Freguesia XXI. O galardão, que distingue as freguesias que trabalham na construção de comunidades mais sustentáveis e inclusivas, foi entregue no passado dia 24 de Março, em Torres Vedras, ao presidente Manuel Carlos, pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

Segundo explica a autarquia, «o projeto Eco-Freguesias XXI visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local, procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada».

O galardão é composto por dez indicadores de sustentabilidade local e «reconhece e premeia as Juntas de Freguesia que adotam práticas mais sustentáveis no seu território, com impacto real e positivo para a comunidade».

Uma Eco-Freguesia XXI é, de acordo com a União das Freguesias, «uma freguesia que respeita os princípios de desenvolvimento sustentável e de inclusão e justiça social, é economicamente próspera e socialmente dinâmica».

Neste primeiro ano de atribuição da bandeira verde, que simboliza a Eco-Freguesia XXI, foram distinguidas 39 freguesias, sendo a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta a única do Algarve.

«Esta distinção é o reconhecimento pelo trabalho que o executivo da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta tem desenvolvido nestes anos para dotar a freguesia de condições que melhorem a qualidade de vida dos seus cidadãos», refere Manuel Carlos, presidente da autarquia.

Comentários

pub