Junta de Freguesia de Montenegro oferece manual de boas maneiras às suas crianças

A Junta de Freguesia de Montenegro ofereceu ontem 250 exemplares da obra «O meu primeiro livro de Boas Maneiras», de […]

A Junta de Freguesia de Montenegro ofereceu ontem 250 exemplares da obra «O meu primeiro livro de Boas Maneiras», de Joana Pacheco Ferreira de Carvalho, ao Agrupamento de Escolas de Montenegro. Steven Sousa Piedade, presidente da Junta, diz que a iniciativa se insere «no amplo projeto para a cidadania, que tem vindo a ser implementado pela Autarquia».

O livro, com ilustrações de João Rodrigues, irá ser distribuído às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, que encontrarão, neste manual, «um conjunto de 17 regras promotoras de comportamentos positivos em diferentes situações».

«Pretende-se, com esta oferta, incutir nas crianças, que nestas idades têm grande facilidade de aprendizagem, alguns conceitos básicos de civismo e respeito pelo próximo, tendo em conta que se trata de um manual muito bem conseguido, com uma mensagem simples e clara», explica Steven Sousa Piedade.

A cerimónia de apresentação do livro e entrega dos 250 exemplares ao Agrupamento de Escolas contou com a presença da autora, que defende a necessidade de incentivar as crianças, através de mensagens positivas, a terem boas maneiras «pois estas não fazem mal a ninguém».

O novo manual ensina assim aos mais pequenos, com pequenas frases ilustradas, a adotarem regras como as de lavar as mãos antes das refeições, agradecer quando necessário e a falar educadamente com os outros.

Steven Sousa Piedade realça ainda a importância da presença de Joana de Carvalho na entrega dos livros, pois o contacto direto com a escritora poderá suscitar maior interesse pela leitura por parte das crianças. «Ao criarmos um contexto de maior proximidade estamos a estimular também a curiosidade e o interesse das crianças pela obra, promovendo assim novos hábitos de leitura», observa o autarca.

Comentários

pub