Investigadora do CCMAR recebe «prestigiado prémio» de conservação marinha

Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e professora na academia algarvia, […]

Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e professora na academia algarvia, foi galardoada com o «prestigiado prémio Marine Fellow Prize 2017», de conservação marinha, atribuído pela Fundação Pew, dos Estados Unidos da América.

A investigadora vai agora receber uma bolsa de 150 mil euros.

O objetivo é que Ester Serrão desenvolva um programa de três anos que quer «identificar áreas de biodiversidade especialmente elevada em florestas submarinas de plantas marinhas e de algas castanhas, o que permitirá identificar oportunidades para proteger estes recursos naturais», explica o CCMAR.

O trabalho será acompanhado por iniciativas que têm em vista facilitar e apelar à participação dos cidadãos na recolha de informação e acompanhamento do progresso da investigação.

Ester Serrão já reagiu à conquista deste prémio, que também foi ganho por mais 11 cientistas. No entender da investigadora este é o «reconhecimento da importância global do nosso trabalho e também um grande incentivo para mim e para o grupo de estudantes, técnicos e investigadores que trabalham comigo, para aumentar o conhecimento global sobre as florestas marinhas».

O programa Pew de Bolseiros de Conservação Marinha faz parte da divisão de ciência ambiental da The Pew Charitable Trusts e fornece bolsas a cientistas das ciências naturais e sociais para apoiar projetos inovadores para desenvolvimento e implementação de soluções para os desafios que afetam o oceano global.

O CCMAR é uma das principais organizações portuguesas dedicada às ciências do mar, tendo em vista um ambiente marinho saudável e a conservação e uso sustentável dos recursos, através da investigação, formação, disseminação e divulgação do conhecimento.

Ester Serrão é licenciada em Recursos Faunísticos e Ambiente (1989), com mestrado em Estatística (1992) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutoramento em Biologia (1996) pela Universidade de Maine dos Estados Unidos e Agregação (2007) pela Universidade do Algarve. É docente da Universidade do Algarve desde 1990, sendo professora associada e líder do grupo de investigação em Ecologia, Evolução e Biogeografia Marinhas.

Comentários

pub