Início das obras na entrada de Faro aguarda apenas visto do Tribunal de Contas

O contrato de empreitada para a requalificação da entrada de Faro junto ao Fórum Algarve, a Avenida Dr. Gordinho Moreira, […]

O contrato de empreitada para a requalificação da entrada de Faro junto ao Fórum Algarve, a Avenida Dr. Gordinho Moreira, foi assinado esta quinta-feira por Rogério Bacalhau, mas o início dos trabalhos vai ter de aguardar pelo visto do Tribunal de Contas.

Esta empreitada faz parte do programa Faro Requalifica 2 e é considerada pela Câmara como uma «obra essencial para o melhoramento da circulação rodoviária e pedonal, bem como para a criação de melhores condições de segurança e dignidade para esta entrada da cidade».

Esta obra tem um prazo de execução de 120 dias e vai custar cerca de 481 mil euros +IVA, sendo que os trabalhos de requalificação, que foram adjudicados à empresa “Sociedade Cordivias – Engenharia Lda.”, vão começar «mal a autarquia receba o visto do Tribunal de Contas».

A autarquia explica que «além da completa repavimentação de todo o tapete, entre o nó do Montenegro e o posto de abastecimento da BP, estes trabalhos contemplam também a correção do traçado de modo a conferir à via características de estrada urbana, numa tentativa de harmonizar a convivência entre as viaturas motorizadas e as pessoas».

Com este objetivo, «está contemplado o restauro de passeios na berma norte e a criação de um corredor pedonal a sul, para facilitar e dar segurança à circulação de peões».

A Câmara adianta que «será também colocada semaforização, que permitirá o atravessamento da via com mais segurança, na zona da ponte».

Outro objetivo desta intervenção é a melhoria da drenagem, «sobretudo na berma sul onde, quando chove com abundância, se verificam episódios de inundação nas propriedades confinantes», acrescenta a autarquia.

A autarquia realça que «não obstante os atrasos ditados pela não homologação do Plano Municipal de Investimentos pelo Governo, o Programa Faro Requalifica 2 está a evoluir em bom ritmo».

Neste momento estão a decorrer três outras intervenções: a requalificação das zonas pedonais e jardins da Av. 5 de Outubro, a requalificação da Estrada de São Luís e a edificação do novo Largo das Mouras Velhas.

Comentários

pub