GNR vai esclarecer algarvios sobre a prevenção de incêndios florestais

O Comando Territorial de Faro da GNR vai realizar ações de esclarecimento sobre a prevenção de incêndios florestais  em todo […]

O Comando Territorial de Faro da GNR vai realizar ações de esclarecimento sobre a prevenção de incêndios florestais  em todo o distrito, mas «principalmente junto da população que reside nos concelhos que apresentam maior área florestal e onde os fatores de risco se encontram mais presentes».

Estas ações vão ser desenvolvidas através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) em coordenação com o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

A GNR diz que vai esclarecer as populações «para a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal».

A Guarda destaca «a necessária e tão importante gestão de combustíveis, procedimento que consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes, fator que constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio».

As ações de esclarecimento realizam-se em colaboração com os municípios algarvios, juntas de freguesia e com associações locais, partindo da premissa «que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger».

A GNR acrescenta que, a partir de 15 de Abril, «serão realizadas ações de fiscalização com o objetivo de corrigir as situações de notório incumprimento, face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível, aplicando-se o competente regime contraordenacional instituído».

A falta de limpeza dos terrenos pode levar à aplicação de multas que variam entre os 140 euros e os 5000 euros, para pessoas singulares, os 800 euros e os 60 mil euros para pessoas coletivas.

Comentários

pub