FIMA 2017 abre com a Nona Sinfonia de Beethoven em Faro

A 32ª edição do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve arranca no próximo sábado, dia 18 de Março, […]

A 32ª edição do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve arranca no próximo sábado, dia 18 de Março, às 21h00, no Teatro das Figuras, em Faro, com o concerto de abertura intitulado “Ode à Alegria”.

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) será dirigida pelo maestro titular Rui Pinheiro e apresenta a monumental Nona Sinfonia de Beethoven, juntamente com o Coro Sinfónico Lisboa Cantat e os solistas Carla Simões, Cátia Moreso, João Cipriano e Nuno Araújo Pereira, para entoar a “Ode à Alegria” do poeta Schiller, que inspira esta obra, e que irrompe no andamento final.

Neste andamento, é consolidada a mensagem universal num hino que apela à fraternidade dos povos. A Sinfonia nº 9 de Beethoven foi composta numa época em que este já se encontrava em total surdez e num certo isolamento estético, o que refletiu atitudes mais monumentalistas e de maior liberdade formal.

Neste concerto, destaca-se ainda a estreia mundial da obra “Eu.Rope” de Luís Soldado, compositor associado da OCS. Inspirada no livro “A ideia de Europa”, de George Steiner, o autor faz uma reflexão sobre o que é ser europeu, num mundo globalizado, e de como a Europa terá de olhar para a sua herança cultural e intelectual de forma a se reinventar.

O mês de Março apresenta ainda dois concertos com a OCS, a 25, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, com o programa de música de câmara “Noite Transfigurada”, e, no dia 31, o evento “Food Symphony”, com o Chef Osvalde Silva e a OCS no Conrad Algarve (situado na Quinta do Lago), parceiro deste festival.

Depois da sua última produção, em 2009, o FIMA é retomado este ano, assinalando a 32ª edição deste que é um dos mais antigos festivais do país, dedicado à música erudita.

O programa inclui a realização de 20 concertos em todo o território regional, entre os meses de Março e Maio, contando, para tal, com a colaboração dos municípios e outras entidades do Algarve para a utilização dos diversos auditórios da região, sendo financiado pelo programa 365 Algarve.

Esta edição do FIMA conta ainda com outros parceiros estratégicos, como a Rentauto, a Torrié e a BOL.

Comentários

pub