Embaixadora Kirsty Hayes veio ao Algarve esclarecer britânicos sobre o Brexit

A embaixadora do Reino Unido em Portugal esteve na semana passada em Albufeira, para se reunir com cerca de 150 […]

A embaixadora do Reino Unido em Portugal esteve na semana passada em Albufeira, para se reunir com cerca de 150 cidadãos britânicos residentes no Algarve e esclarecê-los sobre o Brexit e as suas consequências.

No Auditório Municipal, os britânicos residentes na região algarvia receberam informação sobre o Brexit e colocaram diversas questões ligadas ao seu futuro, quanto a pensões, economias depositadas em bancos, seguros de saúde e, essencialmente, impostos.

O Acordo de Shengen, que até agora lhes permitia abertura para diversas operações, neste momento encontra-se condicionado, dado pedido de saída do Reino Unido da União Europeia, que hoje mesmo deu entrada nas instituições europeias.

Segundo a Câmara de Albufeira, diversas pessoas demonstraram à embaixadora Kirsty Hayes «o seu contentamento por viverem no Algarve» e até afirmaram ser uma possibilidade válida o pedido de dupla nacionalidade, situação que a diplomata remeteu para a responsabilidade do Governo Português.

Os britânicos ouviram também, por parte do presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa, o seu apoio enquanto autarca, «tal como sempre o fiz, desde o tempo em que fui advogado e sempre defendi os interesses da população britânica no Algarve, quer residentes, quer investidores».

A embaixadora Kirsty Hayes, que foi recebida pelo presidente da Câmara, agradeceu o acolhimento, naquele que é «o concelho mais britânico de Portugal».

Comentários

pub