E se fossemos falar sobre museus sem reservas?

«Museus sem Reservas?» é o tema das primeiras jornadas da Rede de Museus do Algarve (RMA), marcadas para 17 de […]

«Museus sem Reservas?» é o tema das primeiras jornadas da Rede de Museus do Algarve (RMA), marcadas para 17 de Março, no Convento do Espírito Santo, em Loulé.

O título escolhido para estas primeiras jornadas da Rede criada há dez anos é, segundo José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão e um dos responsáveis pela organização, «uma espécie de provocação». É que um dos temas a debater ao longo de um dia intenso será «descobrir e debater que tipo de reservas ou fronteiras mentais, científicas, culturais, sociais, económicas ou institucionais ainda permanecem e determinam a vida das estruturas museológicas e patrimoniais do Algarve, constituindo-se, ou não, como um obstáculo ao seu desenvolvimento».

Mas as Jornadas vão ainda «questionar os limites da atuação dos museus e dos seus profissionais no seio das suas comunidades», bem como «perceber se, entre paisagens culturais e naturais, patrimónios, artes, saberes, o intenso ritmo e a complexidade da vida quotidiana, ainda haverá lugar para pensar, renovar, abrir ou transformar museus e, descobrir sem reservas, onde começa ou acaba a sua influência e responsabilidade».

O quatro tema passará por «antecipar constrangimentos, mas simultaneamente abrir e propor novos modelos de atuação e respostas mais adaptadas à realidade e aos desafios contemporâneos das nossas sociedades, perspetivando outros modos de trabalhar e agir sobre a visão e a missão dos museus».

Para debater todas estas questões, as Jornadas terão contributos de responsáveis pelos museus da RMA, de responsáveis regionais e até de especialistas vindos de outras partes do país.

Nas conferências inaugurais, depois de Isabel Soares (Museu de Portimão) e Dália Paulo (Ministério da Cultura) falarem sobre «A Rede de Museus do Algarve, 10 anos depois», Luís Raposo, presidente do ICOM Europa, abordará a questão «Das reservas mentais às reservas materiais: reinventar a missão comunitária dos museus».

No painel moderado por Catarina Oliveira, sobre as «Experiências inspiradoras», Marco Lopes, do Museu Municipal de Faro, falará sobre «O Museu Regional do Algarve: Memórias e Transformações», Margarida Tengarrinha, do Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, explicará como os «Amigos do Museu abrem novas dinâmicas», enquanto Lin Cooper e Vânia Mendonça, do Grupo de Amigos do Museu de São Brás, falarão sobre «O Museu na minha vida».

Ainda no mesmo painel, Leonor Esteban (Museu de Tavira) pergunta «Reservas visitáveis? Porque não?», enquanto Ana Ramos (Museu de Portimão) falará sobre a experiência do evento comunitário «A nossa cultura sai à Rua».

À tarde, no segundo painel, sob o mote «Abrindo caminhos de futuro», moderado por Luís Guerreiro, Emanuel Sancho, do Museu de São Brás, falará sobre «Museus e Liberdade», Jorge Queiroz (Museu de Tavira) interroga-se sobre «que futuro para os Museus do Algarve?», Rui Parreira (Direção Regional de Cultura) desafia a pensar sobre «Museus e Monumentos musealizados no Algarve: (di)gerir as diferenças», e, a finalizar, Cristina Veiga-Pires e Rita Borges, dos Centros Ciência Viva do Algarve e de Tavira, questionam: «Podem os Centros Ciência Viva ser exomuseus sem reserva em Reservas Naturais?».

As conferências de encerramento, moderadas por Maria José Gonçalves (Museu de Silves), começam com Lígia Rafael, da Rede de Museus do Baixo Alentejo, precisamente a falar sobre o percurso e os novos desafios dessa rede, e terminam com José Gameiro, presidente do Júri do EMYA, a abordar o tema «Outros tempos, novos museus?».

A fechar, Emanuel Sancho, do Grupo Coordenador da Rede de Museus do Algarve, irá apresentar as conclusões destas primeira Jornadas da RMA.

Constituída em 2007, a Rede de Museus do Algarve (RMA) é organização informal que reúne os profissionais da maioria dos museus, bem como outras estruturas e entidades da área do património cultural e natural da região algarvia.

O atual Grupo Coordenador da RMA é constituído pelo Museu de Portimão, Museu do Traje de Brás de Alportel, Centro de Ciência Viva do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa e Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

 

PROGRAMA:
09h00 ABERTURA DO SECRETARIADO

09h30 SESSÃO DE ABERTURA
José Gameiro – Grupo Coordenador / Rede de Museus do Algarve
Alexandra Gonçalves – Diretora Regional de Cultura do Algarve
Vítor Aleixo – Presidente da Câmara Municipal Loulé

10h00 CONFERÊNCIAS DE ABERTURA
Moderador -José Gameiro – Grupo Coordenador / Rede de Museus do Algarve

A REDE DE MUSEUS DO ALGARVE, 10 ANOS DEPOIS
Isabel Soares / Museu de Portimão e Dália Paulo / Ministério da Cultura

10h20 DAS RESERVAS MENTAIS ÀS RESERVAS MATERIAIS:
REINVENTAR A MISSÃO COMUNITÁRIA DOS MUSEUS
Luís Raposo / Presidente do ICOM Europa

10h40 DEBATE

11h00 Pausa

11h15 PAINEL 1 – EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS
Moderadora – Catarina Oliveira – Grupo Coordenador / Rede de Museus do Algarve

O MUSEU REGIONAL DO ALGARVE: MEMÓRIAS E TRANSFORMAÇÕES
Marco Lopes / Museu Municipal de Faro

AMIGOS DO MUSEU ABREM NOVAS DINÂMICAS
Margarida Tengarrinha / Grupo de Amigos do Museu de Portimão

O MUSEU NA MINHA VIDA
Lin Cooper e Vânia Mendonça / Grupo de Amigos do Museu de São Brás

RESERVAS VISITÁVEIS? PORQUE NÃO?
Leonor Esteban / Museu de Tavira

A NOSSA CULTURA SAI À RUA
Ana Ramos / Museu de Portimão

12h45 DEBATE

13h00 Almoço

14h30 PAINEL 2 – ABRINDO CAMINHOS DE FUTURO
Moderador – Luís Guerreiro – Câmara Municipal de Loulé

MUSEUS E LIBERDADE
Emanuel Sancho / Museu de São Brás

QUE FUTURO PARA OS MUSEUS DO ALGARVE?
Jorge Queiroz / Museu de Tavira

MUSEUS E MONUMENTOS MUSEALIZADOS NO ALGARVE: (DI)GERIR AS DIFERENÇAS
Rui Parreira / Direção Regional de Cultura do Algarve

PODEM OS CENTROS CIÊNCIA VIVA SER EXOMUSEUS SEM RESERVA EM RESERVAS NATURAIS?
Cristina Veiga-Pires e Rita Borges / Centros Ciência Viva do Algarve e de Tavira

15h30 DEBATE

15h45 Pausa

16h00 CONFERÊNCIAS DE ENCERRAMENTO
Moderadora – Maria José Gonçalves / Museu de Silves / Rede de Museus do Algarve

A REDE DE MUSEUS DO BAIXO ALENTEJO. PERCURSO E NOVOS DESAFIOS
Lígia Rafael / Rede de Museus do Baixo Alentejo

16h20 OUTROS TEMPOS, NOVOS MUSEUS?
José Gameiro / Museu de Portimão / Presidente do Júri do EMYA

16h40 DEBATE

17h00 CONCLUSÕES E ENCERRAMENTO
Emanuel Sancho – Grupo Coordenador / Rede de Museus do Algarve

Comentários

pub