Dia Mundial da Água celebra-se no Algarve com visita a ETAR e ETA

Visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tavira, no dia 22 de Março, a partir das 15h00, à […]

Visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tavira, no dia 22 de Março, a partir das 15h00, à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Albufeira Poente, no mesmo dia e horário, e à ETA de Alcantarilha, no dia 23, também a partir das 15h00, são algumas das atividades da empresa Águas do Algarve como forma de comemorar o Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março.

Além destas, também haverá o lançamento da quarta edição do concurso de fotografia “A Água pelos meus Olhos”, que tem como objetivo, segundo a Águas do Algarve, estimular «valores ambientais» e alertar «para a necessidade de preservação dos recursos naturais e a consequente sustentabilidade do nosso planeta».

«Através da imagem podemos exteriorizar pensamentos, ações e comportamentos para a preservação e proteção ambiental. Pretendemos ainda, que este concurso tenha uma contribuição significativa para a construção de uma sociedade mais sustentável e ambientalmente responsável», acrescenta a empresa algarvia.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu como tema para este Dia Mundial “Água residual e a reutilização de efluentes”.

«A quantidade de água no mundo é sempre a mesma. O importante é não poluir as fontes e que a água já utilizada tenha um retorno ao meio ambiente com qualidade e tratamento adequados para que seja lançada no corpo recetor (rios, mar e lagos) sem causar danos à saúde e aos ecossistemas», diz a Águas do Algarve.

O encerramento da 7ª edição do projeto “Água Jovem” vai acontecer no dia 22, na Quinta Pedagógica de Silves. Esta ação, que quis «sensibilizar os jovens algarvios para a importância do seu contributo na valorização dos recursos naturais e hídricos da região», teve como público alvo os alunos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do Algarve.

Todos puderam apresentar trabalhos com o tema “Acesso à Água um direito fundamental”, “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” ou “Lagoa dos Salgados”.

A Estação de Tratamento de Água de Tavira trata água superficial proveniente das albufeiras de Odeleite e Beliche. Tem capacidade máxima diária de produção de 190.000 metros cúbicos, repartida por duas fases de 95.000 metros cúbicos cada. A população máxima servida é de cerca de 460.000 habitantes, esperando-se que atinja os 530.000 habitantes no ano de 2024.

Quanto à ETAR Intermunicipal de Albufeira Poente, que se situa na freguesia da Guia, serve os municípios de Albufeira, Silves e Lagoa. A sua instalação foi dimensionada para servir no horizonte de projeto 133.900 habitantes, correspondendo ao caudal médio diário de 28.119 metros cúbicos por dia. O sistema intercetor de Albufeira Poente tem cerca de 
45 quilómetros e é constituído por um conjunto de 15 estações elevatórias.

Já a ETA de Alcantarilha trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca (desde 2012) e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate. A adução de água superficial à ETA de Alcantarilha efetua-se graviticamente, através de uma conduta com 2,5 metros de diâmetro e cerca de 12 quilómetros de extensão desde o túnel de Odelouca.

Esta ETA situa-se a cerca de 10 quilómetros de Silves e a 12 quilómetros do Túnel Odelouca, junto à localidade de Alcantarilha – Gare. A sua construção iniciou-se em Outubro de 1998 e concluiu-se no final de 1999.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de Março como Dia Mundial da Água em 1992, com o objetivo de levar à reflexão sobre a importância deste recurso e acerca das melhores formas de o utilizar de modo mais racional.

«A data é destinada a discutir os temas relacionados com este importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida. Trata-se de um tema que não deve ser enaltecido apenas neste dia, nem neste mês de Março, mas também nos outros 364 dias do ano. É necessário tomar atitudes diárias que colaborem na preservação e economia deste bem natural», conclui a Águas do Algarve.

Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será “Soluções Naturais para a Água”.

As inscrições para as atividades podem ser feitas aqui.

Comentários

pub