CRIA da UAlg vai ensinar planeamento energético com “Cmaps” a alunos europeus

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), organiza, até dia 31 de […]

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), organiza, até dia 31 de Março, um curso intensivo em planeamento energético com a aplicação de mapas concetuais (Cmaps) destinado a alunos da academia algarvia e de outras universidades da Europa.

Este curso pretende facultar «informações acerca das estratégias climáticas e energéticas da União Europeia em matéria de planeamento energético», assim como apresentar «algumas ferramentas setoriais e integradas aplicadas ao ordenamento do território, e fontes de financiamento», explica a UAlg.

Além disto, também irá proporcionar «a exploração do software CMap e a elaboração de mapas concetuais (Cmaps) através de casos de estudo específicos, permitindo a interação e trabalho entre os alunos».

Além dos da UAlg, o curso é dirigido a alunos da Universidade de Maribor, na Eslovénia, UniRoma3 – Universita degli Studi Roma Tre, e Universidad Pablo de Olavide, de Sevilha, num total de 24 alunos, seis por academia.

A iniciativa integra-se no projeto E-RESPLAN – Innovative Educational Tools for Energy Planning – financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do ERASMUS+ (Programa Comunitário 2014-2020).

O E-RESPLAN visa aplicar a ferramenta educacional Cmaps «em matérias relacionadas com o planeamento sustentável do território e da paisagem, no sentido de proporcionar uma abordagem pedagógica inovadora e tecnológica através do uso do software Cmap», conclui a UAlg.

Comentários

pub