Concurso de Tunas e serenata em jardim levam espírito académico a Loulé

Uma noite de serenatas, no Jardim dos Amuados, esta sexta-feira, dia 24 de Março, às 22h00, e o concurso de […]

Uma noite de serenatas, no Jardim dos Amuados, esta sexta-feira, dia 24 de Março, às 22h00, e o concurso de Tunas, no dia seguinte, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano são as duas atividades do VII FiTUALLE – Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé, que se realiza a 24 e 25 de Março.

As tunas a concurso, «numa noite que se espera de muita música, boa disposição e espírito académico», são, além da Tuna Universitária Afonsina de Loulé (TUALLE), a Tuna Académica de Lisboa, a Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto e a Estudantina de Braga.

Já as convidadas nesta edição são a Xelb Tuna e a Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé, organizadora deste festival, que aconteceu pela primeira vez em 2000, é uma representante do Instituto no qual estudam os seus elementos: o Instituto Superior Dom Afonso III em Loulé, tendo nascido em meados de Novembro de 1999, com algumas ideias de elementos da Tuna Académica Dom Afonso III (TUNAAF).

O agrupamento musical, cujos elementos são todos do sexo masculino, respeita, assim, «a velha tradição do trovadorismo estudantil», diz a Câmara de Loulé.

Algarve, Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira são algumas das regiões onde a TUALLE já atuou. «Com o seu espírito académico e através da música, a Tuna leva a todos os recantos a alegria e o entusiasmo algarvios, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé», considera a autarquia louletana.

O FiTUALLE já deu origem a um CD e a dois DVD duplos, o ultimo dos quais o do V FiTUALLE (2014), que homenageou Bruno Cavaco “Descaderado”.

O preço das entradas para o concurso de tunas é de 5 euros. Os bilhetes podem ser comprados aqui. Para mais informações e reservas, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (de terça a sexta-feira das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub