“Cirúrgico” e com «a finesse da cozinha gaulesa» é o último “Render o Peixe” em Portimão

A inauguração da exposição “Cirúrgico”, de Filipe Lucas Frazão, às 18h00, e o requintado jantar «de cozinha gaulesa com o […]

A inauguração da exposição “Cirúrgico”, de Filipe Lucas Frazão, às 18h00, e o requintado jantar «de cozinha gaulesa com o melhor peixe e marisco algarvios», a cargo do chef Giles Stassart, vão “Fazer Render o Peixe em Portimão” pela última vez já no dia 13 de Abril, no Museu daquela cidade. 

A esta exposição junta-se “Natureza-Morta em Movimento”, de Douglas Fitch, também a inaugurar às 18h00. Este é um «renomado e multifacetado artista americano, cuja carreira cobre diversas áreas desde a arquitetura à cozinha, passando pela ópera e pelas artes cénicas», segundo a Câmara de Portimão, e que presenteará o público com uma curta-metragem, resultante de uma sessão de filmagem no restaurante São Gabriel, em Almancil.

Nesta o artista contou com a colaboração de Cynthia McVay, da técnica de animação Marina Estela Graça (docente na Universidade do Algarve) e do chefe Leonel Pereira.

O pequeno filme, em stop motion, caracteriza-se por «os produtos que compõem a despensa de um restaurante de referência surgirem literalmente como elementos plásticos, simulando cinematograficamente uma natureza-morta animada», conta a Câmara de Portimão.

«Esta obra, que vai beber a uma enorme tradição nas artes, em Portugal celebrizada por Josefa de Óbidos, ultrapassa os limites técnicos estabelecidos na pintura, para revelar no vídeo um aspeto humorístico de entretenimento e espetáculo que tradicionalmente não possui, mas a que não é alheio o percurso deste polivalente autor enquanto diretor artístico e marionetista», acrescenta.

A esta vertente, Doug Fitch acrescenta ainda a conjugação de três técnicas: a fotografia, a pintura e a escultura, que convergem num ciclo de mutações entre a realidade e a “história” ficcionada. Assim, ao fazer recurso de todos numa mesma exposição, Fitch concilia a mais longa tradição das artes com a mais contemporânea das abordagens.

Já Filipe Lucas Frazão, nascido nas Caldas da Rainha, o outro artista das exposições, tem-se dedicado à fotografia e ao styling de comida.

«Inserido na tendência da Food Porn, o blogue que alimenta, intitulado “Chilli com Todos“, é um dos pioneiros em Portugal dessa maneira íntima, sensual e suculenta com que se fotografam receitas e produtos», conta a Câmara de Portimão.

“Cirúrgico” correspondeu a um desafio de documentar a pesca grossa algarvia, desde o registo do desmancho de atum na fábrica Conservas Dâmaso, em Vila Real de Santo António, passando por outras visitas a locais emblemáticos associados a este peixe com a respetiva confraria regional, até ao acompanhamento a chefs na cozinha, assistindo à preparação e empratamento dos seus respetivos pratos.

«Registar o percurso do peixe desde o primeiro corte foi o ponto de partida. Uma linha de tempo que começa com o recurso à força e à mestria acumulada e que termina com a elaboração ponderada e quase introspetiva do prato final pelas mãos do chef», diz a Câmara de Portimão.

E depois… chega a hora do jantar, às 20h00. Giles Stassart, que é uma das figuras da arte e gastronomia francesas, começará por brindar os presentes com uma entrada de bisque de camarão ou lagosta com mousse e um apontamento de cacau em pó, seguida de um duo de ostras, uma em gelatina de água do mar e ervas locais e outra em vinho branco e zabaione.

Como pratos principais serão servidos polvo em tempura de chili com tempura de batata-doce e concha de navalheira ou lingueirão com raspa de limão e amêndoa em creme de alho, atum braseado com crosta de amêndoas e molho de romã e peixe local e galinha em ballotine recheada com camarão e cogumelos e puré de ervilhas e cenouras fumadas.

Um sorvete de pepperoni e laranja, seguido de queijo e doces locais, servirão para limpar o palato e abrir caminho para a sobremesa: um nougat glacé de mel com uma nougatine de amêndoa e amendoim e creme de batata-doce com chá earl grey.

O jantar custa 70 euros os interessados em participar podem efetuar a sua reserva através do 282 405 230 ou [email protected].

“Fazer Render o Peixe” é um projeto onde a arte contemporânea e a gastronomia se cruzam em torno do mar e cultura algarvia, propondo pela mão de artistas e chefs de renome nacional e internacional diferentes exposições, instalações artísticas e ações gastronómicas, que prometem momentos de fusão entre sabores e artes visuais inspiradas na especificidade do território e riquezas marinhas da região.

Promovido pela Câmara Municipal de Portimão, com a direção artística da Associação Aspas e Parênteses, a iniciativa é realizada no âmbito do “365 Algarve”, contando com o apoio da Docapesca, Escola de Hotelaria de Portimão e da Comissão Vitivinícola do Algarve.

Para abrir o apetite, se quiser ver como se fez render o peixe, em iniciativas passadas, basta clicar aqui, aqui e aqui. 

Comentários

pub