CCDR Algarve celebrou 60 anos do Tratado de Roma com Adriano Moreira

Os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que se assinalaram no dia 25 de Março, foram celebrados na […]

Os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que se assinalaram no dia 25 de Março, foram celebrados na véspera, dia 24, com uma conferência, onde participou o professor Adriano Moreira, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

Ao antigo Ministro do Ultramar, no Estado Novo, juntaram-se, com o mote “Os 60 anos do Tratado de Roma e o futuro da Europa”, Sofia Colares Alves, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, Francisco Serra, presidente da CCDR, António Branco, reitor da Universidade do Algarve (UAlg), e António Covas, professor na academia algarvia.

No mesmo dia foi, por sua vez, inaugurada a exposição “Europa 60 anos depois. A vida na arte” que reune trabalhos de alunos ao abrigo de programas de mobilidade.

Estas são «obras que revelam o que é viver, estudar e criar, no contexto proporcionado pela adesão à União Europeia», considera a CCDR.

Isto porque são «diferentes olhares perante uma mesma realidade: infância, velhice, identidade, género, empatia, partilha, conectividade, transformação, tempo», acrescenta.

«Olhares de que sobressaem três valores basilares: paz, liberdade e diversidade, comuns à arte e à vida na Europa», conclui.

A exposição, com entrada grátis, está patente ao público desde hoje, dia 27 de Março, até 30 de Abril entre as 10h00 e as 18h00.

Comentários

pub