Beta Talk de Março dá a conhecer jovens empreendedores de Portimão

O empreendedorismo jovem vai estar em destaque na Beta Talk de Portimão de Março, que vai ter lugar na quinta-feira, […]

O empreendedorismo jovem vai estar em destaque na Beta Talk de Portimão de Março, que vai ter lugar na quinta-feira, dia 16 de Março, às 19h00, no ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Bruno Fonseca, fundador da marca Repto, e Fábio Duarte, proprietário da Academia de Dança Mais, são os convidados desta sessão do evento, onde se pretende mostrar que a capacidade de criar o próprio negócio não tem idade.

Bruno Fonseca nasceu em Lagos, mas com 3 anos foi para a África do Sul onde permaneceu até aos 10 anos, regressando posteriormente para Portimão, onde veio a tirar um curso de artes gráficas.

«Esta vivência além-fronteiras havia de marcar a sua forma de estar e exaltar um enorme orgulho em ser português. Hoje com 39 anos, trabalha na área de desenvolvimento de marcas e em paralelo, há pouco mais de 3 anos, iniciou a sua própria marca- a Repto», segundo a Câmara de Portimão, que organiza localmente a iniciativa da Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação.

A máxima desta marca de streetwear portuguesa, «cujo nome significa desafio, chamamento, provocação»,  é «produzir produtos de alta qualidade, com a chancela da indústria têxtil portuguesa e tudo o que estampam é inspirado em mensagens relativas à vida e cultura portuguesa». «Mais do que uma marca de roupa a Repto tem a pretensão de restaurar o orgulho do que é português e produzido em Portugal», acrescentaram os organizadores da Beta Talk.

O jovem empresário algarvio já exporta para diversos países através do site da marca que criou e «veste personalidades como David Carreira e Anselmo Ralph». No Algarve já esteve por duas vezes numa loja no Fórum Algarve e na Marina de Vilamoura.

Fábio Duarte tem 31 anos, nasceu em Setúbal e a dança é a sua grande paixão. Aos 16 anos participou pela primeira vez num campeonato de danças de salão e a partir daqui «a dança passou a comandar os seus destinos».

«Frequentou aulas de ballet e a academia de dança contemporânea de Setúbal, sem nunca esquecer o gosto pelas danças de salão e desenvolveu projetos especiais, levando a dança a locais de trabalho como centros de saúde e escolas», segundo a autarquia portimonense.

Mais tarde começou a dar aulas no Alentejo (Ourique) e aos 25 anos decidiu rumar ao Algarve «onde começou por lecionar primeiro em Portimão, mais precisamente no Centro Comunitário de Alvor, na Escola Júdice Fialho, no Clube Desportivo da Pedra Mourinha, e depois em Lagos e Monchique, tendo posteriormente passado também pela Cooperativa da Pedra Mourinha».

Com a vinda para o Algarve, expandiu o leque das modalidades lecionadas, «com a Kizomba, salsa, bachata, tango argentino a terem grande procura e, as danças de salão a registarem grande crescimento com turmas de competição».

Em Abril de 2014 abriu as portas da «Dança Mais», em Portimão, «um espaço que começou com dois estúdios e quatro professores e que em menos de três anos duplicou de tamanho e hoje conta com quinze modalidades diferentes, 11 professores e cerca de 350 alunos desde os 2 anos até aos 80 anos de idade».

Como é habitual, a participação na Beta Talk é «aberta a todos os quiserem deixar-se contagiar pelo espírito empreendedor desta iniciativa», ainda que seja necessári ainscrição prévia, que deve ser feita online. http://tinyurl.com/betatalkportimao-marco2017

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub