Atenção designers, artistas e artesãos: a 7ª edição da Design & Ofícios está aí

Uma residência criativa para designers, artistas e artesãos é a iniciativa principal da 7ª edição do projeto Design & Ofícios, […]

Uma residência criativa para designers, artistas e artesãos é a iniciativa principal da 7ª edição do projeto Design & Ofícios, a decorrer de 27 de Abril e 1 de Maio, em São Brás de Alportel.

O antigo lagar de azeite, atual oficina e carpintaria municipal, será o espaço de trabalho. Durante cinco dias, a oficina acolherá criadores que aí irão desenvolver os seus projetos experimentais, no âmbito do eco-design, do artesanato contemporâneo e das artes decorativas.

Quem quiser participar nesta residência criativa terá de inscrever-se, apresentando um projeto inovador com base nas tradições e técnicas artesanais da região. Esse projeto terá de ser entregue até ao dia 15 de Abril às 18h00 e será avaliado pela Comissão organizadora.

Uma vez selecionado, casa participante terá o apoio da organização e dos diversos artesãos convidados para realizar a sua peça. Aquando a conclusão, a peça será integrada numa exposição coletiva.

Na edição anterior, essa exposição esteve patente na Feira da Serra, em São Brás, na Tertúlia Algarvia, em Faro, e ainda na maior feira de Design em Portugal, a Lisbon Design Show na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Este ano, as peças serão integradas na EXD –  Bienal Internacional de Design, em Lisboa.

Além dos trabalhos de oficina, a organização, a cargo da ADS – Associação de Designers do Sul, em parceria com o Município de São Brás de Alportel, criou um programa que pretende convidar a comunidade a ser parte integrante deste projeto.

De forma lúdica, a comunidade será convidada a participar em ateliês de esparto, empreita de palma, azulejo, bordados, bem como num passeio de reconhecimento de plantas, em tertúlias, documentários, visitas a locais de interesse histórico e cultural, «entre outras atividades que fomentem valores ecológicos, sustentáveis e conscientes da importância da tradição como processo de transformação positiva da nossa comunidade».

A ADS considera que «esta é uma excelente forma de unir gerações, desde crianças, jovens  a seniores, para que, juntos, possam conhecer e aprender sobre a diversidade de São Brás de Alportel e da região algarvia».

No dia 5 de Abril, às 19h00, na sede da ADS, será promovida uma atividade que pretende mostrar um pouco mais sobre o Design & Ofícios. Todos os interessados poderão participar, de modo a conhecer a comissão organizadora, os antigos participantes e seus projetos. Para participar é apenas necessário confirmar através do email [email protected].

A 7ª edição do Design e Ofícios conta com uma rede de parceiros que contribuíram para a realização deste projeto: Direção Regional de Cultura do Algarve, IPDJ, ANJE, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Tertúlia Algarvia, Terracota do Algarve, RUA FM, Sul Informação, Museu do Trajo, Celso Pinto – Materiais de Escritório, Água na Boca e Terminal Studios.

Comentários

pub