«Arte ao vivo» e a cores invade Centro Histórico de VRSA até Setembro

  O Centro Histórico de Vila Real de Santo António recebe, a partir desta sexta-feira, dia 17 de Março, uma […]

 

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António recebe, a partir desta sexta-feira, dia 17 de Março, uma exposição de esculturas de Carlos de Oliveira Correia.

A mostra é composta por 23 peças que se encontrarão maioritariamente expostas ao ar livre, no Centro Histórico de Vila Real de Santo António, nomeadamente nas principais artérias da Baixa da cidade e na zona ribeirinha.

A autarquia realça ainda «um conjunto de instalações em ferro patentes no átrio da Câmara Municipal de VRSA».

Os objetos em exposição «recorrem a materiais como ferro, arame, madeira, betão, entre outros, e mostram algumas das principais tradições, objetos ou costumes algarvios, apelando ao imaginário de todos os que visitem ou percorram as ruas da cidade», acrescenta a autarquia.

Carlos de Oliveira Correia, o autor das obras, é conhecido por peças como “Santo António” (na entrada Norte de VRSA), o «Cavaleiro da Ordem» (na rotunda Sul de Castro Marim), ou «O Polvo» (em Quarteira). Este é o segundo ano consecutivo que o artista, a convite da autarquia, leva alguns dos seus trabalhos à cidade raiana algarvia.

A Câmara realça ainda a escultura “O Contrabandista” que, «dadas as relações fronteiriças de VRSA com Ayamonte, merece uma especial referência», uma vezz que « muitos vila-realenses conhecem ou tiveram alguém na família que, no passado, recorreu ao contrabando de produtos e alimentos nas margens do Rio Guadiana».

A exposição pode ser livremente visitada e está patente até ao dia 30 de Setembro.

 

Veja algumas das peças em exposição:

Comentários

pub