Alunos do 1º ano de Olhão vão ter cuidados oftalmológicos gratuitos

Os alunos do 1º ano do Ensino Básico das escolas de Olhão vão passar a usufruir de cuidados oftalmológicos gratuitos, […]

Os alunos do 1º ano do Ensino Básico das escolas de Olhão vão passar a usufruir de cuidados oftalmológicos gratuitos, proporcionados pela Câmara. Em 2016, a autarquia olhanense tinha alargado o «Projeto Cuidar» às crianças do pré-escolar do concelho e vai levar o seu esforço ainda mais longe, «ainda este ano letivo».

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara de Olhão, no seguimento do balanço que foi feito do alargamento do programa ao pré-escolar, que permitiu a mais de 200 crianças beneficiar de rastreio oftalmológico gratuito e consequente acompanhamento.

«É com grande satisfação que alargámos o âmbito deste Programa às crianças do concelho, e que anunciamos que, ainda este ano letivo, também os alunos do 1º ano do 1º Ciclo serão abrangidos pelo Programa Cuidar, de forma a apostarmos, também, no rastreio precoce e na prevenção», revelou o edil olhanense António Pina.

Segundo a Câmara de Olhão, que dinamiza este projeto «único no país» em conjunto com a Câmara de VRSA, «é uma forma inovadora de partilha e otimização de recursos, que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos». A equipa afeta ao «Cuidar» é constituída por três oftalmologistas e um optometrista.

Numa primeira fase, a iniciativa focou-se na população mais carenciada dos dois concelhos, nomeadamente idosos, mas não só, tendo proporcionado, desde a sua criação em 2014, «cerca de 6 mil consultas desta especialidade aos olhanenses com menores recursos económicos».

Hoje em dia, são realizadas «60 consultas por semana» só em Olhão, onde já foram realizadas «150 operações».

«Um dos pilares deste Executivo, uma promessa eleitoral que fizemos aos olhanenses, tem sido uma aposta muito forte no setor da ação social. Ao constatarmos que o Serviço Nacional de Saúde não apresenta respostas em termos de saúde oftalmológica no Algarve, resolvemos tomar as rédeas deste problema, que tanto afeta a saúde e a qualidade de vida das pessoas», segundo António Pina.

«No caso específico da Oftalmologia, especialidade médica que enfrenta deficiências graves no Serviço Nacional de Saúde, com listas de espera para consulta de cerca de três anos, o Projeto Cuidar proporciona um acesso consideravelmente mais rápido a consultas médicas e cirurgias. Pretende-se que a iniciativa se dirija preferencialmente a pessoas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional ou que não disponham de capacidade para suportar os custos dos tratamentos numa unidade privada», enquadrou a autarquia olhanense.

Os interessados em beneficiar do projeto deverão inscrever-se na Divisão de Ação Social da Autarquia de Olhão, «sendo posteriormente encaminhados para uma primeira consulta de rastreio, após o que se seguem os respetivos tratamentos e cirurgias, quando necessário».

Comentários

pub